Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/09/2008

Cartórios alertam sobre importância das justificativas

Detalhes Notícia

Os cartórios da 87º e 289º Zona Eleitoral de Penápolis e cidades da comarca alertam a toda população sobre a importância de justificar o voto, caso não esteja no dia das eleições presente em seu município. Os formulários estão disponíveis desde a última quinta-feira, 11, e os interessados devem procurar os cartórios no horário das 13h às 19h. De acordo com Samuel da Silva Pereira, chefe do cartório da 87º Zona Eleitoral de Penápolis, existem apenas dois tipos de justificativas: uma para pessoas que são de outras cidades, mas, residem em Penápolis, e a outra de pessoas que residem em país. A entrega do formulário é gratuita, podendo desde já ser preenchido, evitando assim que o eleitor encare grandes filas para realizar os procedimentos necessários na última hora. “Aconselhamos a todos que procurem saber quais as seções onde as filas são menores, para facilitar o serviço”, enfatiza.

Multa
Caso não seja possível formalizar a justificativa no dia da eleição, o interessado deverá comparecer ao Cartório Eleitoral, no prazo de 60 dias a contar da data da eleição, munido com documentos que comprovem o motivo da ausência. “Após o eleitor retirar o formulário da multa, ele deverá se dirigir a qualquer casa lotérica ou banco para efetuar o pagamento”, cita Samuel. Vale destacar que caso não seja comprovada a justificativa devidamente em três eleições consecutivas, o eleitor perde seu título, não podendo se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, fazer empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. “É importante que todos exerçam seu papel de cidadão participando da eleição no dia. Se por algum motivo isso não seja possível, o eleitor deverá justificar seu voto, para que no futuro não tenha problemas”, conclui Samuel. (IA)

Foto: O formulário pode ser retirado no horário das 13h às 19h

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade