Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/10/2014

Cartório Eleitoral já se organiza para o segundo turno

DA REPORTAGEM

Assim como no 1º turno, os funcionários do Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, já estão se preparando para as eleições do 2º turno das eleições presidenciais, que concorrem os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rausseff (PT). Diferente da primeira votação, onde o eleitor tinha que escolher candidatos para diversos cargos, nesta etapa, que será realizada em 26 de outubro, o eleitor do Estado de São Paulo escolherá apenas o novo Presidente da República. Por conta disso, os trabalhos no cartório eleitoral estão sendo mais tranquilos, informou o responsável pelas urnas locais, Rogério Marinho. Segundo ele, já iniciou a preparação dos equipamentos para o 2º turno. “Nesta semana foi feita a limpeza e as primeiras preparações da urna, na próxima semana deverá haver a lacração dos equipamentos usados nas seções eleitorais. Tudo está sendo feito de forma bastante antecipada para garantir a tranquilidade neste segundo turno”, afirmou. De acordo com ele, até a lacração dos equipamentos deve ocorrer de forma mais tranquila. Isso porque será necessária apenas a atualização das urnas para o segundo turno. Ele explicou que desta vez não será necessária a carga das urnas, bem como a colocação de flash - onde as informações coletadas dos votos são armazenadas – sendo que o cartório espera apenas a chegada dos pen drivers com a atualização do sistema. “Quando este pen drive é colocado na urna, seu sistema será atualizado automaticamente, registrando o voto para presidente e apenas dois candidatos. Após a lacração o equipamento estará pronto para ser usado”, explicou. A expectativa é de que o trabalho, que normalmente dure até dois dias, seja feito em apenas algumas horas.

Mesários
Rogério explicou ainda que muitos mesários estão em dúvida quanto à convocação para o 2º turno. De acordo com ele, as convocações feitas para a primeira etapa da eleição já previa a nomeação do mesário para a 2ª etapa. “Ficam convocados automaticamente os presidentes de seções, seus 1º e 2º mesários e o 1º secretário. Todos eles devem trabalhar normalmente também no dia 26 de outubro”, afirmou. Somente as pessoas que atuaram na função de 2º secretário na primeira etapa é que estão dispensados automaticamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Isso por que a eleição será mais rápida, as pessoas já sabem suas seções e já se habituaram às urnas, o que torna o processo mais rápido e mais fácil de ser organizado”, ressaltou. A mudança na forma de trabalho entre os mesários fica para o presidente da seção, sendo ele o responsável por levar ao cartório, ao fim da eleição, o material usado no trabalho, não sendo mais função do apoio logístico. “Essa mudança foi necessária para que não haja mais transtornos como a falta de documentos e a falta de assinaturas, desta forma, quando o material chega aqui será mais fácil realizar a verificação de tudo, evitando os transtornos”, disse. O Cartório Eleitoral informou que existem mesários que haviam sido convocados para atuarem no 1º turno e não compareceram ao local de trabalho e não justificaram a ausência. O ato é considerado crime e pode gerar um ‘Processo de Mesário Faltoso’. Se condenado, o processo pode acarretar em multa ou até na prisão do mesmo.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade