Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/11/2017

Cartório Eleitoral: Cadastramento biométrico segue normal na região

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Cadastramento biométrico é feito normalmente nos cartórios da 87ª a 289ª Zonas Eleitorais de Penápolis e comarca

DA REPORTAGEM

A 87ª a 289ª Zonas Eleitorais (ZE) de Penápolis – que abrangem a cidade de Penápolis e as cidades da comarca respectivamente – continuam fazendo o recadastramento biométrico de seus eleitores normalmente. O trabalho ainda não tem data para acabar e deverá seguir pelos próximos meses através de agendamento prévio feito pela internet.
Apesar disso, o movimento na última semana nos cartórios cresceu, ao menos, 10 vezes mais do que o habitual. O motivo foi uma falsa notícia publicada em redes sociais de que a não realização do recadastramento até o dia 07 de dezembro acarretaria em multas com valores elevados e até a suspensão de outros documentos, como o CPF e a CNH do eleitor.
A notícia falsa leva os eleitores a pensar que caso o recadastramento não seja feito até o próximo dia 07, que ele teria, além do título cancelado, também outros documentos, incluindo RG, CPF e até mesmo sua Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, a falsa notícia informava ainda de que o eleitor teria que pagar uma multa no valor de R$ 150.
O fato chamou a atenção das pessoas, que, segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, cresceu em 10 vezes a procura pelo cadastramento e informações sobre o fato. “O cadastramento é, sim, obrigatório a todos os eleitores. Entretanto, esta notícia de que tem que ser feito até o dia sete, multa neste valor e cancelamento de outros documentos é tudo mentira, não passa de uma informação falsa que foi publicada nas redes sociais”, destacou.
Apesar disso, Samuel ressaltou que o crescimento no número de pessoas fazendo seu cadastramento pode ser considerado como algo bastante positivo. “Apesar da notícia falsa, passamos a emitir cerca de 12 títulos por hora. Além disso, todo nosso agendamento para o mês de dezembro já foi esgotado, tamanha procura das pessoas, o que se pode ser considerado como positivo, já que o recadastramento biométrico é obrigatório, será utilizado nas eleições futuras e precisamos recadastrar os 50 mil eleitores penapolenses”, ressaltou. 
Quanto ao agendamento, Samuel explicou que as pessoas não precisam se preocupar, já que em breve serão abertos os agendamentos para o mês de janeiro e demais meses sucessivamente. “Mesmo assim, precisamos ressaltar a importância da pessoa realizar seu agendamento via internet para o recadastramento. Como eu disse, são cerca de 50 mil eleitores somente em Penápolis, por isso, quanto mais tarde o eleitor fizer isso, maior será o tempo de espera”, enfatizou.

Mutirão
A Justiça Eleitoral do Estado São Paulo realizará um Mutirão da Biometria nos sábados, dias 2, 9 e 16 de dezembro, e também na sexta-feira, dia 8, feriado no Judiciário. A iniciativa tem o intuito de incentivar os eleitores do Estado a realizarem o cadastramento biométrico.
Os eleitores que ainda não realizaram o procedimento poderão aproveitar a oportunidade e comparecer ao respectivo cartório eleitoral, das 9h00 às 18h00. O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. 
O mutirão atenderá, ainda, o eleitor que precisa tirar o título de eleitor pela primeira vez ou fazer a transferência do seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o eleitor também terá coletada a sua biometria.
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Mário Devienne Ferraz, “o intuito da iniciativa é aumentar a capacidade de atendimento da Justiça Eleitoral e, principalmente, garantir mais uma facilidade para os eleitores realizarem o cadastramento biométrico”.

 O que levar
O eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

O que é a biometria?
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Iniciativa
Sabendo da importância do recadastramento biométrico, a aposentada Nilva Reche da Silva Barbosa, fez questão de comparecer ao cartório eleitoral de Penápolis para cumprir com seu papel de cidadã. Ela fez seu cadastro utilizando o posto do Acessa São Paulo, que fica na biblioteca municipal e compareceu no dia e hora marcada. “Foi tudo bem rápido, já tinha a hora marcada, cheguei e fui atendida. Em apenas 10 minutos já havia resolvido tudo”, comentou.
Para ela, além da obrigação do recadastramento, o ato representa o cumprir de seu papel enquanto cidadã consciente. “Com a biometria temos mais segurança na hora do voto e isso garante mais transparência nas eleições, por isso fiz questão de fazer minha parte”, destacou.
Quem também esteve presente e já fez seu cadastramento foi a jovem estudante Letícia Fattori, de 16 anos. Ela aproveitou a oportunidade para tirar seu Título de Eleitor, que já veio com o cadastramento biométrico. “Está sendo algo diferente para mim. Quero votar pela primeira vez nas próximas eleições, por isso quis garantir que tudo fosse feito de forma correta, já que também estou adquirindo responsabilidades enquanto uma cidadã consciente”, afirmou.
Mesmo os eleitores que possuem menos de 18 anos, ou mais de 70, que não são obrigados a votar, precisam fazer o recadastramento biométrico, já que a biometria será exigida. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade