Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/02/2010

Carnaval: Mesmo com reajuste, procura por bebidas aumenta

DA REPORTAGEM

Mesmo com o reajuste no preço das bebidas, máscaras de plástico, confete e serpentina nesta época de Carnaval, segundo pesquisa divulgada esta semana pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), sobre a incidência dos impostos sobre os principais produtos consumidos neste período, a procura por estes acessórios, em especial as bebidas, aumentou nos supermercados e lojas especializadas de Penápolis. O reajuste reflete na previsão conforme estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgado na semana passada apontando que a folia neste ano será 4,97% mais cara do que no ano passado. Segundo informou o gerente do Supermercado Luzitana, Julian Munhoz Reina, o aumento no preço das bebidas foi assimilado pelos clientes. “Mesmo com o acréscimo, a procura foi grande esta semana”, comentou. Ele acrescenta que muitos têm optado para as bebidas cujas marcas são de boa qualidade, mas de preços mais baixos. Já o gerente do Supermercado Amália, Elitom Montoro, disse que apenas alguns produtos tiveram aumento, mas a direção da empresa preferiu não repassar para os clientes. “Em vez de aumentarmos o preço, estamos promovendo ofertas com mais descontos”, destacou.

Inflação
Ainda de acordo com a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, a cerveja está 9,57% mais cara. Outra bebida que teve aumento no preço é a caipirinha. A cachaça, o açúcar e o limão acumularam altas consideráveis no último ano. Somadas, o valor pago pelo folião pode ser até 54,29% maior que no Carnaval de 2009. Segundo a FGV, o açúcar subiu 69,81% em 12 meses. No mesmo período, a aguardente de cana teve alta de 17,4%. O limão, por sua vez, avançou 8,93%. Todos foram bem acima da inflação do ano passado, de 4,31%. Uma boa notícia é que, depois de beber cerveja e caipirinha mais caras, o folião não vai pagar muito para cuidar da ressaca: o preço do antiácido subiu 4,34%, praticamente em linha com a inflação. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade