Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/03/2013

Carlos Sampaio: Conselho decide não acatar período integral

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Caso fosse escolhida, a escola Carlos Sampaio poderia ser a primeira da região de Penápolis a ter aula em período integral para ensino fundamental e médio

DA REPORTAGEM

 

A Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, localizada no centro da cidade, não será mais incluída no programa de escolas em período integral da Secretaria de Estado da Educação. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Escolar formado por pais, professores, alunos, funcionários e especialistas da escola. A unidade recebeu o convite para aderir ao sistema a partir do ano 2014, já que sua estrutura atendia às necessidades para a implantação do programa, oferecendo ensino integral para alunos do ensino fundamental e médio. Segundo a supervisora de ensino, Vânia Maria Soares, o projeto foi apresentado e explicado aos professores, pais, alunos e todos os envolvidos na escola, para que pudessem definir a viabilidade e decidir por acatar ou não ao novo sistema.

"Inclusive fizemos um encontro entre o conselho e funcionários da Secretaria da Educação, que vieram de São Paulo justamente para explicar o projeto", comentou. Ela explicou que todos entenderam a proposta e acharam a ideia bastante significativa na valorização do estudo dos alunos. "Acharam o programa interessante, principalmente partindo do ponto de que os alunos teriam melhor qualificação pré-vestibular e também profissional, já que receberiam, durante as aulas, noções de qualificação para o mercado de trabalho", ressaltou. Vânia também explicou que a ideia causou receio nos professores, já que mesmo com a oferta de gratificação salarial, a proposta poderia causar desestabilidade profissional, já que os professores teriam que ser remanejados para outras escolas e após requalificação, nem todos poderiam retornar às salas de aula na escola Carlos Sampaio. "Na verdade teríamos dois problemas mais graves. O primeiro é que a quantidade de professores remanejados da escola Carlos Sampaio é maior do que a capacidade de absorção das demais escolas na cidade, desta forma, alguns professores teriam que ser transferidos para outras fora da cidade. O segundo problema é que após a criação das salas de aula em período integral, correríamos o risco de não haver vagas suficientes para que todos os professores retornassem, sendo assim, alguns ficariam de fora do projeto", explicou. Vânia disse também que mesmo que a escola Carlos Sampaio não seja incluída no programa de ensino integral no ano de 2014, que outros estudos serão feitos para a implantação de uma escola melhor preparada para o programa, desta vez para o ano de 2015.

 

O projeto

O novo modelo consiste na jornada de 8 horas e meia de ensino fundamental e de 9 horas e meia no ensino médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia, além de salas de leitura e informática. A tecnologia também deverá fazer parte deste novo meio, já que o projeto prevê a distribuição de netbooks para ser usados em sala de aula e a instalação de lousas digitais, além de outros benefícios tecnológicos. Como a medida também envolveria alunos do ensino médio – com idades entre 15 e 17 anos – o projeto prevê também benefícios para a carreira profissional do aluno. Um dos trabalhos aplicados para jovens do ensino médio é o "Projeto de Vida", que direciona os estudos do aluno para sua carreira profissional de escolha. Os docentes também recebem gratificação que, por meio de lei sancionada em dezembro de 2012, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade