Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/09/2010

CARINHO: Amor pelos animais de estimação não tem limites

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

O amor por animais de estimação é algo que conquista cada vez mais pessoas por todo o mundo. Encontrar gente que faz todo tipo de coisa por amor à seus queridinhos não é tão difícil quanto se imagina. Um bom exemplo é o da estudante Natália Bordin Reis, 23 anos. Ela possui duas fêmeas da raça Poodle e confessa que o tratamento para com os animais é o mesmo que por alguém da família. “Gosto muito delas, acho que elas trazem uma alegria muito grande e o amor que elas têm pela gente é algo puro, sem malícia, isso me deixa muito apaixonada”, afirma. Natália proporciona um verdadeiro tratamento vip para os animais e diz que eles chegam a dormir junto com ela, “Eu as levo uma vez por semana à clínica para que possam tomar banho e cuidar da higiene, às vezes eu mesmo faço questão de banhá-las, ressalta.
O amor da estudante pelos poodles é tão grande que ela chegou a criar um perfil exclusivo dos animais em um site de relacionamentos na internet. No site, Natália mantém contato com outras pessoas que tem a mesma paixão por animais. A jovem é noiva e ainda mora com os pais. Ela garante que mesmo quando se casar vai levar as cachorrinhas com ela. “Fico feliz por meu noivo gostar de animais, assim eu sei que não teremos problemas, apesar dele não gostar tanto quanto eu, é claro que terei alguns limites”, comenta.
Outra que tem um grande amor pelos animais de estimação é a, também estudante, Letícia Pizzolio Ferracini, 22. Ela tem em sua casa três cães e dois gatos, todos eles foram encontrados na rua. “Um de meus gatos foi encontrado por minha mãe na pista quando ela voltava de Promissão. Ela ficou tão sensibilizada com o abandono dele que o trouxe e vive conosco até hoje”, diz. A jovem comenta ainda sobre o cuidado que ela tem com seus bichinhos. “Não abro mão de levá-los ao veterinário com periodicidade, toda semana levo-os para tomar banho em uma clínica, além de sempre passear com eles, às vezes até de carro. “O Chico (um dos cães) é o meu “xodó”, às vezes até dorme comigo. O mais engraçado é que ele aprendeu a comer ração na minha mão, ele não come se não for comigo. Sempre tenho que alimentá-lo antes de ir para a faculdade, quando não dá tempo, ele só come quando chego,” comenta. A jovem diz que todos em sua casa gostam muito de animais, e que sempre teve vários destes “companheiros” alegrando a casa.

Solidariedade
Em matéria publicada recentemente pelo DIÁRIO, foi divulgado o caso de amor com os bichinhos da aposentada Aparecida Barbosa Gruppo, 59 anos e seu marido João Gruppo, 60. Há 20 anos eles realizam um nobre gesto que vem despertando curiosidade nas pessoas. Todos os dias, o casal levanta às 05h da manhã para alimentar gatos e cachorros que residem nas ruas do bairro Vila Aparecida, em Penápolis. Segundo Aparecida, esta paixão por animais surgiu desde criança. “Sempre gostei de animais e cheguei a ter oito cachorros em minha residência”, comentou. Ela disse que atualmente possui 12 gatos e apenas um cachorro em sua casa. Embora tenha problemas de saúde, em especial de locomoção, a aposentada cuida dos animais com muito carinho e dedicação. “Embora algumas pessoas não gostem porque acham que aglomeram muitos animais, outros aprovam nossa atitude e até alimentam quando encontram na rua”, destacou. (Rafael Machi) 

Foto: A estudante Natália mostra com orgulhos as poddles de estimação

Cuidado com os bichinhos nesse tempo seco!

Não são apenas os humanos que sofrem com os males do tempo seco e poluído. A baixa umidade, que atinge 10 Estados e o Distrito Federal, e tem levado São Paulo a estados de alerta é causa de preocupação também para os donos de animais de estimação. Ao invés de problemas respiratórios, os mais comuns entre os seres humanos, entre os bichos os inconvenientes são outros. “O animal sofre menos do que a gente.”, explica Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care. Ele alerta, porém, que enquanto os donos sofrem com problemas relacionados ao pulmão, em cães e gatos, surgem doenças de pele. Os três principais problemas dos cães e gatos com o tempo seco são a conjuntivite animal, problemas respiratórios alérgicos e o aumento da incidência de gripe canina. Saiba mais sobre eles e como evitá-los.

Conjuntivite animal
O tempo seco e poluído irrita os olhos do animal, que tenta aliviar a coceira com a pata, machucando os olhos e causando infecção. Muitas vezes com secreção purulenta. A conjuntivite é ainda mais comum em animais que tem focinhos curtos e olhos saltados como o spitz alemão e o pequinês. Para evitá-la, o dono deve administrar soro fisiológico e colírio de uso veterinário.

Carrapatos
O problema não é relacionado diretamente com a baixa umidade, mas sim com a grama seca, ideal para a proliferação de carrapatos. Recomenda-se o tratamento preventivo contra o parasita.

Problemas respiratórios alérgicos
Animais com predisposição a problemas respiratórios e filhotes também podem sofrer com o clima seco. O cão apresenta aumento de secreção nasal e fica mais propenso a contrair gripe canina, a traqueobronquite (causada pela bactéria bordetella ou outros vírus). É recomendado que o animal tenha água à vontade para beber, umidificação do ambiente e evitar passeios entre 10h e 17h. Animais alérgicos devem ser lavados com mais freqüência.

CONFIRA MAIS FOTOS DESTA REPORTAGEM NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade