Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/12/2010

CAPS realiza o lançamento oficial do calendário 2011

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O secretário municipal de saúde, Sidney Marques, destacou a importância da igualdade dos pacientes do CAPS

DA REPORTAGEM

A Unisam (Unidade Integrada de Saúde Mental) realizou na manhã de ontem, 16, o lançamento do Calendário 2011 que foi elaborado pelos usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) “Nossa Senhora Aparecida” de Penápolis. O evento aconteceu na própria sede da Unisan e foi aberto ao público. Participaram do lançamento o prefeito João Luis dos Santos, vereadores e o secretário municipal de saúde, Antônio Sidney Marques que durante discurso falaram sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo CAPS. Para o prefeito João Luis este calendário representa o esforço dos pacientes. “Sabemos que tudo que é desenvolvido aqui é feito com muito carinho, por isso é importante apoiar este tipo de trabalho que representa o desenvolvimento através da arte”, afirmou. Para o secretário municipal de saúde, Sidney Marques, os calendários são importantes para mostrar a valorização dos pacientes. “Infelizmente as pessoas tem o costume de achar que são incapazes. Eles são diferentes sim, mas normais, tão capazes quanto nós, o calendário é a prova disso”, comentou. Todos que participaram do evento receberam um exemplar. Essa é a 11ª edição do calendário que em 2011 traz o tema “Mãos que fazem o CAPS”, cujas ilustrações são fotografias das mãos dos usuários durante as diversas atividades que eles desenvolvem na unidade, como bordado, pinturas, colagem, mãos unidas, dentre outras. O projeto anual também é uma forma de expor para a comunidade o potencial do paciente com transtorno mental. O calendário 2011 recebeu apoio financeiro do Sindicato dos Servidores Municipais com a impressão de dois mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente.

CAPS
O CAPS foi criado em 1995, funciona nas dependências da Unisan e atende uma média de 200 pacientes. O centro visa acolher e realizar tratamento de pessoas com grande dificuldade de relacionamento e inserção social, quadros psicóticos e neuróticos graves, problemas de comportamento e histórico de internação psiquiátrico através de uma rotina de atividades terapêuticas de reabilitação e ressocialização. Hoje o Caps possui uma equipe técnica completa de profissionais entre psiquiatra, enfermeira com especialização em saúde mental, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social, além doa demais funcionários.  A entidade realiza seu trabalho vinculado ao CISA (Consorcio Intermunicipal de Saúde). Um dos trabalhos que chama a atenção é a criação de uma casa república que mantém hoje cinco moradores. São pessoas que convivem entre si, porém encontram dificuldades de convivência com familiares. Diariamente são oferecidas quatro refeições diárias, além de toda a assistência necessária. Entre os serviços oferecidos pelo Caps está orientação familiar grupal e individual, oficinas de artesanato, artes plásticas, pintura em tecido e de produções de papel de bala e atendimento psiquiátrico e psicoterapia. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade