Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar
Morre o cantor sertanejo Davi, da dupla com Durval

SUA OPINIÃO

Você concorda com a aplicação de multa de R$ 500 para quem não estiver usando máscaras em locais com circulação de pessoas?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/12/2010

CAPS lança trabalho realizado por pacientes

Divulgação
Detalhes Not�cia
Funcionários do Cisa desenvolvem o Craps com projetos sociais para a reintegração

DA REPORTAGEM

O CAPS (Centro de Atenção Psicosocial de Penápolis) foi criado em 1995 e hoje funciona nas dependências da UNISAM (Unidade de Saúde Mental). O centro visa acolher e realizar tratamento de pessoas com grande dificuldade de relacionamento e inserção social, quadros psicóticos e neuróticos graves, problemas de comportamento e histórico de internação psiquiátrico através de uma rotina de atividades terapêuticas de reabilitação e ressocialização. Hoje o Caps conta com uma equipe técnica completa de profissionais entre psiquiatra, enfermeira com especialização em saúde mental, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistentes sociais, além de demais funcionários.  A entidade realiza seu trabalho vinculado ao CISA (Consorcio Intermunicipal de Saúde). Um dos trabalhos que chamam a atenção é a criação de uma casa república e que mantém hoje cinco moradores. Eles são pessoas que convivem entre si, porém encontram dificuldades para conviver com familiares. Diariamente são oferecidas quatro refeições diárias, além de toda a assistência necessária. Entre os serviços oferecidos pelo Caps está orientação familiar grupal e individual, oficinas de artesanato, artes plásticas, pintura em tecido e de produções de papel de bala e atendimento psiquiátrico e psicoterapia. Desde 2007 o CAPS oferece campo de estágio para diversas instituições de ensino da cidade e da região numa parceria que favorece uma nova visão aos futuros profissionais a respeito da reforma psiquiatra e o desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde. Para o diretor técnico de enfermagem do CISA, Tiago Idalgo, o projeto é muito importante para desenvolver a inclusão social. “O projeto procura fazer com que estas pessoas tenham boas perspectivas de vida, elas merecem uma atenção especial e por isso nos dedicamos a isto”, comentou.

Projeto calendário
Em janeiro de 2000, a instrutora de artes plásticas, Sonia Zaramello, idealizou um calendário com o resultado das oficinas de artes com telas com pinturas dos pacientes. Devido a falta de recursos para a realização do projeto, parceiros eram necessários para a sua execução e na tarefa teve a ajuda da empresária Mary Simon Vilanova que também buscava inovação e queria agregar valores sociais ao seu empreendimento. O objetivo central do projeto é terapêutico. Através da arte, da divulgação deste trabalho o usuário é inserido socialmente na comunidade possibilitando uma proximidade maior da realidade. As atividades são realizadas tanto dentro da oficina como externamente onde os usuários podem resgatar a motivação perdida no processo de adoecimento. Nesta 11ª edição a fotografia faz vinculo com a ilustração e apresenta à comunidade, uma Balada de Mãos, não são mãos comuns, são mãos que fazem o CAPS. O lançamento da edição do calendário do CAPS será dia 17 de dezembro a partir das 08h30 e contará com a presença da banda Jovem Cidadão da Secretaria Municipal de Cultura e apresentação musical dos funcionários e pacientes.

Confraternização
Todo ano uma festa para os pacientes do Caps é realizada para promover a integração entre eles. Este ano a festa será no dia 10 de dezembro. A festa é realizada através de arrecadações feitas pelos funcionários no comércio e também doações de empresários. Este ano os estagiários de enfermagem da FASSP colaboraram de forma especial com a confraternização. (Rafael Machi)

Agradecimento
O CAPS agradece Mary Simom Vilanova que reconheceu e acreditou no projeto abrindo espaço e outras mentes para esta questão social e a receptividade da comunidade durante esses anos. Agradecemos ao Anderson Leone, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais por endossar nosso projeto assim como ao Tiago Idalgo, Diretor Técnico de Enfermagem do CISA que não mediu esforços para a concretização do calendário de 2011. Parabenizamos a cada usuário pelo trabalho e selamos mãos que se unem para bailar nas ilustrações que arcoirizam o caminho do CAPS 2 Nossa Senhora Aparecida.

“QUANDO AJUDAMOS A QUEM PRECISA, NOS TORNAMOS UM INSTRUMENTO DE DEUS”

O Consórcio Intermunicipal de Saúde agradece o gesto de toda sociedade penapolense, pelo apoio aos pacientes atendidos pela UNISAM/CAPS. São estes: IRRIGAÇÃO PENÁPOLIS (Alexandre Antonio Chinellato), ASPERBRÁS (Francisco Colnaghi Neto), Thiago Maschietto e Família, CLINICA SANTA CLARA (Simone), FUNERARIA BOM PASTOR (Felipe Panico), FERRAGEM SÃO CARLOS, João Zanin Juarez e Familia, DELITARE SORVETES, ART’S FINAL, Dr. Nivaldo Martins Coelho, SONECA MOVÉIS E ESTOFADOS, MALHARIA BRASIL, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/AIDS) e JORNAL DIÁRIO DE PENÁPOLIS. Acreditamos que a solidariedade é o caminho para um mundo melhor, cada pequena ação pode desencadear outra e outra, formando uma rede do bem.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.