Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/11/2009

Capoeira é novidade na Educação Infantil Municipal

Detalhes Notícia

Um projeto piloto de inserção de aulas de capoeira na rede municipal de Educação Infantil de Penápolis vem sendo desenvolvido desde o último mês de outubro. Para realizar esta primeira experiência foi escolhida a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Vila Planalto, envolvendo meninos e meninas de 04 a 06 anos, matriculados nas classes de Jardim e Pré-Escola. De acordo com a professora coordenadora do projeto, Sueli Soares dos Santos, a Emei Planalto foi escolhida como unidade piloto por estar inserida numa das regiões da cidade que mais apresentam vulnerabilidade social. Ainda segundo a professora, a capoeira é uma atividade completa que permite, através do desporto, um desenvolvimento equilibrado, tanto físico quanto psíquico do aluno. “As aulas são ministradas de maneira lúdica por meio de jogos e brincadeiras, ou seja, o aluno aprende brincando”, contou Sueli. “Programamos as aulas para ocorrer uma vez por semana na própria unidade sob a supervisão do professor Rubens Donzeli Leça, que é voluntário neste projeto, e que tem colaborado muito para o sucesso da experiência”.

Vantagens
A coordenadora ressaltou que, entre as inúmeras vantagens em se trabalhar a capoeira nas unidades infantis, uma delas é a oportunidade de promover o desenvolvimento das habilidades do aluno. “Podemos destacas entre estas habilidades a coordenação motora, a flexibilidade, a criatividade, a força, a agilidade, a concentração, a atenção e a disciplina, por exemplo”. Ela frisou também a questão da musicalidade, já que os alunos aprendem a cantar e tocar os instrumentos da capoeira. História do Brasil e alimentação saudável também são abordados pelo professor junto às crianças. Sueli argumentou ainda que inúmeros estudos da atualidade defendem o ensino da capoeira como sendo fundamental para o desenvolvimento da criança, uma vez que sua prática corporal é rica, e as relações interpessoais presentes trazem o respeito ao coletivo, a reflexão e a crítica social.

Avaliação
“O encerramento deste projeto está previsto para o dia 16 de dezembro. Depois disso estaremos avaliando a experiência com a chefe da Educação Infantil, professora Neira Pinheiro, e com o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Donzeli, para decidirmos novas possibilidades no ano que vem. Ainda não há uma definição, porém já temos como analisar esta iniciativa através da sementinha que plantamos nesta escola”, finalizou Sueli Soares. Secom – PMP

Foto: A musicalidade é um dos aspectos trabalhados durante as aulas, já que as crianças aprendem a cantar e tocar instrumentos da capoeira

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade