Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/01/2010

Capeanos usam Orkut como ponto de encontro

DA REPORTAGEM

O mais popular site de relacionamento da internet, o Orkut, que possui perfis e comunidades virtuais, também se tornou um ponto de encontro de torcedores do Clube Atlético Penapolense. A maior comunidade virtual do time se descreve como um espaço destinado aos fanáticos pelo grande Pantera da Noroeste. A página foi criada em setembro de 2004 pelo torcedor Ricardo Carui, e atualmente a comunidade conta com mais de 1410 membros. Hoje, o internauta “dono” da comunidade mora no Japão, e o conteúdo gerado pelos usuários do site neste espaço é moderado pelo advogado penapolense Carlos Sussumi e pelo bancário Giuliano Buranello. Na comunidade virtual há regras para a interação de seus membros, que podem criar fóruns de discussões, enquetes e listas de eventos. Entre as recomendações explícitas na página do CAP está o esclarecimento de que a comunidade tem como objetivo as discussões de assuntos diretamente relacionados ao time, ou seja, qualquer tópico que não tenha tal objetivo será excluído pelos moderadores. “Outra ressalva importante feita na comunidade é que não são aceitos comentários com xingamentos e provocações, incluindo a divulgação de propagandas de outras comunidades e produtos diversos”, alerta Sussumi. 
   
Soltar o verbo
Seguindo a lógica do site, a comunidade é ligada à categoria “esporte e lazer”. Os participantes da comunidade criam fóruns para debater assuntos também da cidade de Penápolis. Recentemente o fórum tratava da seguinte discussão: “1º: Qual sai primeiro, a arquibancada do Tenentão ou a reforma da Praça Carlos Sampaio Filho?; 2º: A arquibancada do Tenentão ou a nova ponte na Marginal Maria Chica?” A enquete criada pelo usuário André em 26 de dezembro de 2009 é respondida por alguns usuários e logo a conversa perde o rumo, passando a tratar do relacionamento pessoal de demais participantes, em tom descontraído. Em outra enquete o usuário Andrey questiona se o CAP conseguirá subir de divisão em 2010. Dos votos obtidos, 76% afirmam que sim, que o time conseguirá realizar uma boa campanha no próximo campeonato. Para os membros da comunidade, o maior rival do CAP é o Linense, que, pelos comentários, percebe-se uma grande rixa de torcidas. O ponto alto das discussões ocorre quando os capeanos chamam o time de “Lixense”, um provocativo apelido. Entretanto, já que o Linense está fora da Série A3 do Campeonato Paulista, ganha espaço na rivalidade, de acordo com os comentários dos membros da comunidade, o XV de Piracicaba e o Bandeirante de Birigui. Nos fóruns, de acordo com os participantes, há comentários interessantes e engraçados, com teorias conspiratórias, obscenidades verbais e ilusões cômicas de algumas mentes criativas, de fanáticos pelo CAP. “Vale a pena conferir e participar”, destacou um dos participantes.

Redes Sociais
O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do Orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários é do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários, e o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade