Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/05/2008

Capacitação de Educadores: Redin inicia projeto em Penápolis

Por Tânia Pinheiro

Desde ontem, e prosseguirão até amanhã, as oficinas de capacitação para educadores das unidades municipais de educação infantil e de outras instituições públicas da cidade. Estas oficinas são ministradas pela “Escola de Educadores”, empresa de consultoria especializada na formação de profissionais da educação, sediada na Capital Paulista. Hoje e amanhã, os encontros acontecem na sala da Oficina Pedagógica, no Paço Municipal.
Esta capacitação foi planejada pela Redin Penápolis - Rede pela Educação Infantil, que conta com a participação de representantes de diferentes segmentos da sociedade. Através da Rede foi elaborado um projeto visando a qualidade da educação infantil, por isso, houve o consenso de que neste primeiro momento, é necessário reciclar e aprimorar o conhecimento dos educadores que trabalham com as diversas fases do desenvolvimento de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.
As três etapas de formação acontecerão este ano com a coordenação da “Escola de Educadores”, esta que finaliza amanhã, e as outras duas em datas que serão confirmadas.    
 
Redin
Desde junho de 2006, as cidades de Santos, São José dos Campos, Limeira, Penápolis e Belo Horizonte participam do Programa REDINs que tem como finalidade contribuir para o acesso à Educação Infantil de qualidade por meio da formação de Redes Sociais. Idealizada e implementada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS, a iniciativa visa articular organizações dos setores público, privado e das organizações da sociedade civil em prol da causa.
Com duração de três anos, o programa promoveu a criação de uma rede social intersetorial em cada cidade, bem como a formação de profissionais de EI em cada município, entre diretores, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das secretarias municipais de educação. 
Após o término do programa, espera-se aumentar o acesso de crianças de 0 a 6 anos à Educação Infantil, melhorar a qualidade da EI, mobilizar recursos públicos e privados para esse nível de educação, e que as ações das REDINs sejam sustentáveis.

Redin Penápolis
A Redin Penápolis tem marcado sua participação em ações ligadas a vários segmentos da comunidade. Além de contribuir para a iniciativa de levar profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e especialistas em educação inclusiva para compartilhar seus saberes nas creches e pré-escolas, também mobilizou 160 voluntários, para a praça de alimentação do show do cantor Leonardo e firmou parceria com a A.S.R. “XV de Março” (associação de senhoras de rotarianos) em projeto de formação de bibliotecas em unidades de educação infantil, mais o apoio de divulgação na mídia, tendo como representante do segundo setor e parceiro na Rede, o Diário de Penápolis.
Neste momento articula recursos para realizar o projeto que capacita os educadores para atender melhor as necessidades de estimulação, segundo as etapas do desenvolvimento infantil, de 4 meses a 6 anos.
Sendo uma rede intersetorial, a redin penápolis conta com a participação de várias empresas, de organizações da sociedade civil e da Secretaria Municipal de Educação.  É importante lembrar que todos podem contribuir para a rede, participando das reuniões mensais. A próxima acontecerá dia 4 de junho, às 17h15.
 Para outras informações, por favor, contatar as facilitadoras do programa Redin Penápolis (3654 2500 – Leonila e Maribel; 3653 4491 – Joana; 3653 6445 – Inês; 3652 2208 – Roseli e 3652 4594 – Tânia).

Realizador 
O IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - é uma organização social de interesse público (OSCIP) que oferece consultoria para empresas, famílias, indivíduos e comunidades em investimento social privado. Por meio da promoção e estruturação do investimento social privado, o IDIS busca sistematizar diferentes modelos de intervenção social que contribuam com a redução das desigualdades sociais no País.

Financiador
Fundação Bernard van Leer - Fundada em 1949, na Holanda, sua missão é melhorar as oportunidades oferecidas às crianças de 0 a 8 anos que se encontram em situação de desvantagem social e econômica. Para isso, financia projetos em diversos países e compartilha conhecimentos e práticas. Para a realização do projeto da Redin Penápolis, a Fundação holandesa doou 12 mil Euros, cerca de R$ 35.500 mil, que serão aplicados na capacitação dos educadores.

Foto: Carolina Sandroni, formadora da “Escola de Educadores”, consultoria especializada na formação de profissionais da educação

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade