Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/07/2012

Candidatos têm seus perfis divulgados para os eleitores

DA REPORTAGEM

 

O Superior Tribunal Eleitoral (TSE) já disponibilizou em seu portal na internet, diversas informações sobre os candidatos inscritos para concorreram aos cargos dos Poderes Legislativo e Executivo de Penápolis. Os dados são preenchidos pelo próprio candidato no momento de seu registro e as estatísticas são geradas posteriormente pelo próprio TSE. Segundo o Tribunal, Penápolis possui hoje 124 candidatos a vereador e quatro a prefeito, totalizando 132 concorrentes nestas eleições. Deste total, 93 – mais de 70% - são homens e 39 mulheres – 29,5%. Outro dado informado pelo TSE é com relação a faixa etária, apenas um candidato a vereador tem entre 18 e 20 anos de idade; Dois possuem entre 21 e 24; 29 dos concorrentes ao Legislativo possuem entre 25 e 34 anos; 32 entre 35 e 44, e 48 possuem idade entre 45 e 59 anos. Apenas doze candidatos a vereador possuem idade igual ou superior a 60 anos. Uma estatística que chama atenção dos eleitores interessados em analisar seus candidatos é com relação ao grau de escolaridade de cada um. Penápolis possui apenas um candidato a vereador, que apenas lê e escreve, não possuindo nenhuma outra formação educacional. 21 candidatos (16,9%) possuem ensino fundamental incompleto; 14 (11,2%) têm ensino fundamental completo; 12 concorrentes (9,6%) possuem ensino médio incompleto e a maioria dos candidatos, 37 deles (29,8%), possuem ensino médio completo. Nove candidatos (7,2%) ainda cursam uma faculdade e os que possuem ensino superior completo representa 24,1%, ou seja, 30 pessoas do total de candidatos ao Poder Legislativo. Com relação aos registrados para concorrerem ao cargo de prefeito apenas um possui o ensino médio completo, enquanto os outros três foram registrados com ensino superior completo. A mesma estatística vale para aqueles que estão concorrendo ao cargo de vice-prefeito. Com relação ao estado civil de cada candidato, o TSE informou que Penápolis possui um candidato a prefeito registrado como solteiro, enquanto os demais são casados. Com relação aos vereadores, 32 candidatos são solteiros, e 67 casados. Apenas quatro encontram-se separados judicialmente, mesmo número de viúvos. 17 do total de concorrentes são divorciados.

 

Cargos

O TSE também disponibilizou em sua página na internet a profissão exercida pelos candidatos penapolenses. Entre os pretendentes a Prefeitura, os eleitores escolherão entre um advogado, um bancário, um empresário e um radialista. Entre os concorrentes registrados ao cargo de vereador, a cidade possui uma grande diversificação de cargos trabalhistas: quatro advogados, 10 comerciantes, cinco donas de casa, duas empregadas domésticas, dois empresários, dois jornalistas, três office-boys, três servidores públicos estadual, 19 servidores públicos municipal, seis vendedores do comércio varejista e nove vendedores pracistas. Segundo o TSE, existem ainda dois candidatos à reeleição na Câmara que se registraram apenas com o cargo de ‘vereador’, não exercendo, pelo menos para a Justiça Eleitoral, nenhum outro cargo trabalhista. Vale lembrar que estas informações são dos candidatos que registraram suas candidaturas até o dia 05 de julho, pois a "Coligação Penápolis Seguindo em Frente" havia perdido o prazo de registro e agora briga na Justiça para conseguir o registro individual de seus candidatos. As informações completas de cada candidato, tanto para o Poder Executivo como para o Legislativo, podem ser obtidas através do site www.tse.jus.br . (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade