Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/12/2012

Campeonato de Badminton é sucesso entre os alunos do CEU Darcy Buranello

Secom-PMP
Detalhes Notícia
1º Campeonato de Badminton agitou os alunos do CEU Darcy Buranello

Uma nova modalidade esportiva caiu no gosto dos alunos do Centro de Educação Unificada - CEU Profª. Darcy Aparecida Buranello Marin, no Sílvia Covas: o Badminton, esporte apresentado para as crianças durante a realização do projeto Jogos Olímpicos.
A curiosidade dos alunos em conhecer esse esporte pouco difundido no Brasil e a vontade de praticá-lo foi tanta, que o professor de Educação Física, Eduardo Manzano Sorroche, elaborou um projeto específico de Badminton que foi desenvolvido nas aulas do núcleo comum e diversificado durante o segundo semestre.
Como encerramento do projeto, o CEU Darcy Buranello realizou na última semana de novembro, o 1º Campeonato de Badminton entre os alunos dos 4º e 5º Anos e mobilizando toda a escola. As partidas foram disputadas com duplas mistas e também partidas individuais (masculino e feminino). Além das medalhas, os alunos vencedores também ganharam Kits de badminton.
O esporte originou-se na Índia como nome de Ponna e em 1870 foi levado por militares para a Inglaterra onde passou a ser chamado badminton. Ele é praticado um contra um ou em duplas utilizando-se uma raquete e uma peteca. A quadra ou campo, onde acontece o jogo, possui o formato retangular e no meio é colocada uma rede.
O aluno do 4º Ano A, Murilo Marcos Dias da Silva, disse: “O badminton é um esporte muito legal. Eu não conhecia e gostei muito de aprender a jogar”.
Já a sua irmã, a aluna Mirela Dias da Silva, do 5º Ano A, admitiu que no começo não gostava tanto do esporte. “Antes eu não gostava, mas agora o Badminton é o meu esporte preferido, é muito legal. Aprendi que ganhar não é o mais importante e sim competir”, comentou Mirela.

O projeto
Inicialmente, os alunos assistiram algumas partidas de Badminton durante as Olimpíadas de Londres e depois foi realizado um trabalho de pesquisa para aprofundamento dos conhecimentos sobre a modalidade.
Ao observar o entusiasmo das crianças em querer praticar o esporte, o professor Eduardo Manzano providenciou a aquisição do material para efetivar na prática, todo o conhecimento durante o segundo semestre.
“O que mais me marcou foi a aceitação por parte dos alunos por algo novo, distante de temas tradicionais. A inclusão do esporte Badminton nas aulas teve o objetivo de socializar e democratizar os conhecimentos sobre a realidade envolvendo a cultura corporal, através de um conteúdo diversificado, atrativo e prazeroso”, explicou o professor de Educação Física, Eduardo Manzano.
Ele também disse estar satisfeito em saber que o Programa Mais Educação, desenvolvido pelo MEC, que tem como meta o desenvolvimento integral do educando, prevê a oferta de diferentes modalidades esportivas, dentre elas o Badminton.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade