Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/09/2011

Campanha visa acelerar emissão de títulos eleitorais

Arte/DIÁRIO
Detalhes Notícia
O chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, explica que o eleitor deve tirar seu título no mês de outubro para evitar o congestionamento do sistema

DA REPORTAGEM

Os cartórios eleitorais que abrangem a cidade de Penápolis e a comarca realizarão entre os dias 03 e 07 de outubro a campanha da Semana de Alistamento Eleitoral. Segundo o chefe do Cartório da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, neste período o cartório funcionará em horário especial, realizando o atendimento ao público entre 09h00 e 17h00 sem interrupção. Ele explica que o objetivo é intensificar o alistamento de jovens entre 16 e 20 anos visando as eleições municipais que acontecerão no dia 7 de outubro de 2012. “Sabemos que existem muitos títulos a serem registrados, além dos demais serviços que são realizados no cartório. Por conta disso a procura pelos serviços no período do fim do alistamento eleitoral é muito grande, o que acaba congestionando todo o sistema, tornando o trabalho muito difícil por conta do sistema”, comentou. Samuel disse que os jovens que iniciam suas atividades eleitorais precisam estar atentos quanto ao momento de tirar o título. “Eles estão cada vez mais participativos, por isso a procura aumenta consideravelmente. Nossa recomendação é que todos aproveitem este período de outubro em que estaremos realizando esta campanha para tirar o título e ficar tranquilo para as eleições do ano quem vem”, frisou. O chefe do cartório aproveitou a oportunidade para esclarecer que as multas referentes a títulos de eleitores podem ser pagas em qualquer época. “As pessoas pensam que o pagamento deve ser feito neste período de alistamento, porém, pode ser feita em qualquer época do ano; basta pagar, que o título é regularizado”, comentou. Porém, é importante ressaltar que este meio só é válido quando o título de eleitor não está cancelado. “Quando há a necessidade de realizar um novo cadastramento eleitoral, para a reativação do título, a pessoa precisa nos procurar durante o período de alistamento, além de quitar as multas”, ressaltou. O cancelamento do título ocorre quando o eleitor deixa de votar nas três últimas eleições e também não justificou.

Eleitores
Em Penápolis, até agosto deste ano, foram computados 44.311 eleitores cadastrados. Desse total, 6,02% (2.666) corresponde à faixa etária de 16 a 20 anos. Apesar do voto ser obrigatório para os maiores de 18 anos, para quem tem entre 16 e 18 anos e acima de 70, ele é facultativo, assim como para os analfabetos. O número de eleitores jovens vem apresentado queda. Em Penápolis, por exemplo, às vésperas da última eleição municipal, o número de eleitores nessa faixa etária era de 2.981, representando 6.95% do eleitorado. Nas cidades da comarca, o número também vem caindo. O jovem que for solicitar seu título pela primeira vez deve levar documento de identificação (pode ser RG, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento; a CNH não será aceita por não conter dados de nacionalidade e naturalidade), comprovante de endereço recente e comprovação de quitação do serviço militar (no caso de homens entre 18 e 45 anos de idade). Os dois cartórios eleitorais – de Penápolis e da comarca – estão localizados à rua São Francisco, 140. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade