Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/03/2007

Campanha: Vacina contra sarampo, caxumba e rubéola estão disponíveis nas Macros

Começou ontem, 26, em todo o Estado de São Paulo a campanha de vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola. Essa campanha foi organizada pela Secretaria Estadual da Saúde com o objetivo de imunizar as crianças que ainda não tomaram a vacina tríplice viral ou SCR. Em Penápolis as doses estão disponíveis nas três Macros de Saúde, gratuitamente.

A chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Rosalicia Lundstedt, informou que a referida vacina consta do calendário infantil e que a dose única deve ser administrada aos 12 meses da criança.

“Apesar disso existem aquelas crianças que não tomaram a dose na época. O foco da campanha é atingir justamente esta parcela que não foi imunizada. Como entre os 4 e 6 anos a criança deve tomar um reforço, a Secretaria da Saúde então determinou que a campanha atinja crianças de 1 a 6 anos, englobando a faixa daquelas que ainda não tomaram a dose única e aquelas que já estão na idade de receber o reforço” – explicou.

A orientação é para que os pais ou responsáveis consultem a caderneta de vacinação e a leve no caso da imunização ser necessária. Outras vacinas em atraso também serão disponibilizadas.

A campanha tem duração até o dia 06 de abril, e as Macros de Saúde I, II e III ficam localizadas nos bairros Jardim Eldorado, Centro e Vila Santa Terezinha, respectivamente. O horário de atendimento ao público é das 07h às 17h.

 

Doenças

O sarampo é uma doença viral, infecto-contagiosa. O contágio acontece através de secreções respiratórias. Os indivíduos expostos podem adquirir as infecções através de gotículas veiculadas por tosse ou espirro. Os sintomas são febre alta, manchas avermelhadas, mal estar, coriza , conjutivite, tosse e falta de apetite.

Quanto à caxumba, ela caracteriza-se pelo edema inflamatório das glândulas salivares. A caxumba quando adquirida na infância, apresenta, pouca possibilidade de complicações, porém, quando adquirida por adulto requer um cuidado mais intensivo. A transmissão se faz através de gotículas de saliva contaminadas. Os sintomas são mal estar, dor de cabeça, falta de apetite, ligeira febre e dores musculares e articulares difusas. Depois de dois dias a criança sente uma distensão sob o lóbulo da orelha. É o começo do inchaço das glândulas salivares, que fica bem evidente.

Já a rubéola se manifesta com febre, “rash” (manchas tipo urticária na pele) e aumento de gânglios linfáticos (ínguas). Pode tornar-se potencialmente grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre. Raramente pode ser causa de inflamação em articulações (artrite) em adultos. Adquire-se a rubéola através da inalação de gotículas de secreção nasal de pessoas contaminadas que contém o vírus ou via sangüínea, no caso do feto, a partir da mãe grávida. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade