Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/04/2012

Campanha para vacinação contra gripe será lançada dia 05 de maio

Secom-PMP
Detalhes Notícia
No ano passado cerca de 6 mil idosos foram imunizados contra a gripe na cidade

O Ministério da Saúde marcou para o dia 05 de maio o lançamento nacional da Campanha de Vacinação dos Idosos contra a Gripe. No “Dia D”, um sábado, todos os postos de saúde da cidade permanecerão abertos das 08h às 17h. Depois disso, a vacina ficará à disposição nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h até 25 de maio.
A vacinação contra a gripe será feita nos idosos a partir de 60 anos, podendo ser beneficiados ainda os povos indígenas, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade, além de profissionais da saúde.
A vacina a ser ministrada no público protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), conhecido popularmente como “gripe suína”.
Em Penápolis, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já se organizou para atender a comunidade. De acordo com o enfermeiro Alexandre Pereira Almeida, é bom lembrar à população o risco de complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão.
“Por isso é essencial que este público alvo da campanha procure a imunização através da vacina oferecida gratuitamente”, alertou.
Mais uma vez o enfermeiro frisou que a vacina é segura para todos. “Ela não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, garantiu Alexandre.
O Ministério da Saúde afirma ser impossível pegar gripe pela vacina, como algumas pessoas costumam afirmar, já que o vírus usado nesta vacina é inativado. Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Secom – PMP  

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade