Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/08/2007

Campanha: Hoje tem vacinação animal em novos bairros

Novamente hoje, 18, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis realizará, das 07h00 às 17h00, o trabalho de vacinação de cães e gatos contra a raiva. De acordo com a divisão feita pela equipe no mapa da cidade, o trabalho neste sábado será efetuado nos bairros Pereirinha, Tropical, Menino Ariovaldo, Jardim Eldorado e Jardim Ipê. Trata-se da segunda etapa da campanha na cidade. Além dos postos fixados pela Vigilância nos citados bairros, a sede do serviço também é um posto fixo de vacinação animal, podendo ser procurada pelos proprietários de animais residentes em demais bairros.

"A sede da Vigilância fica à disposição da população para a vacinação animal durante toda a semana e aos sábados, diariamente das 07h00 às 17h00", informou a enfermeira Rosalicia Maria Lundstedt, que responde pelo trabalho.

Ela informou ainda que aqueles proprietários que por algum motivo tenham deixado de levar seus animais aos postos no sábado passado (quando a campanha foi desenvolvida no Sílvia Covas, Esplanada, Parque Industrial e Santa Leonor), poderão aproveitar a proximidade dos postos desta semana e conduzir seus cães ou gatos para serem imunizados pelos profissionais.

A comunidade é orientada a tomar alguns cuidados essenciais que ajudarão no processo de imunização da população animal. É muito importante que os proprietários levem seus animais aos postos contidos na coleira, para evitar que eles fiquem soltos e fujam do local; no caso dos gatos, a melhor forma de mantê-los contidos durante a vacinação é em caixas próprias para estes animais ou em sacos de cebola. Todos os cães e gatos maiores de três meses devem ser vacinados. É fundamental a apresentação da carteira de vacinação do animal.

 

POSTOS

Confira os postos de vacinação animal deste sábado:


* Pereirinha: Escola Municipal Profª Montaha Gibara Ayub;

* Tropical: Creche Nely Jorge Colnaghi;

* Vila Menino Ariovaldo: cruzamento das ruas Antônio Gardiani e Santa Maria;

* Jardim Ipê: Praça Jordano Anhezine;

* Jardim Eldorado: funcionam dois postos - Posto de Saúde (Macro I)  e Escola Municipal Profª Marilena Cipriano Pereira;

* Serviço de Vigilância Epidemiológica: Marginal Maria Chica 1.306

 

Os moradores dos demais bairros da cidade devem aguardar a divulgação dos dias e horários em que as equipes estarão montando postos fixos nas determinadas regiões. Secom - PMP

 

Cerca de 2.500 animais já foram imunizados

 

Segundo informou a veterinária do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Larissa Paula Lundstedt, cerca de 2.500 animais, entre cães e gatos, já foram imunizados contra a raiva no município. De acordo com o levantamento dos dados, a maior parte doa animais vacinados está na zona rural, onde o serviço iniciou a campanha no final de julho. "Percorremos todos os bairros rurais com equipes volantes aos finais de semana", explicou a veterinária.

"Através deste trabalho conseguimos vacinar 2.069 animais, sendo 1.568 cães e 501 gatos", disse. Já na zona urbana a campanha começou no sábado passado em quatro bairros da zona norte (Sílvia Covas, Esplanada, Parque Industrial e Santa Leonor); nestes bairros foi possível imunizar cerca de 400 animais, sendo 310 cães e 90 gatos. A veterinária ressaltou a importância dos proprietários levarem os animais para vacinar. "O dono tem a responsabilidade de zelar pela saúde de seu animal, já que ele tem a posse. Todos têm que saber que para a total proteção contra a doença é necessária a vacinação anual. É a única forma de prevenir o problema", enfatizou. "A raiva não tem cura e é mortal para o cão e também ao ser humano, já que ela pode ser transmitida pela mordida do bicho. Todos cães e gatos podem ser vacinados, independente de estarem prenhes ou no período do cio", concluiu.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade