Classificados

VÍDEOS

LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/07/2020

Campanha de vacinação contra o sarampo começa hoje

Imagem/Divulgação
Detalhes Not�cia
Devem procurar as unidades de saúde, as crianças não vacinadas a partir de seis meses até adolescentes e adultos até 29 anos

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa hoje (15), nas Macros I (Eldorado), II (Postão) e III (Santa Terezinha), das 08h às 12h. A campanha segue até o dia 31 de agosto. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
Devem procurar as unidades de saúde, as crianças não vacinadas a partir de seis meses até adolescentes e adultos até 29 anos. Nestes casos, será avaliada a situação vacinal de cada um, verificando a necessidade da vacinação. 
O público-alvo da Campanha ainda inclui adultos de 30 a 49 anos que devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.
Segundo o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, a vacinação voltada às crianças leva em conta o maior risco de desenvolver complicações.
“O Ministério da Saúde priorizou as acrianças pois os casos registrados de sarampo no país foram, em sua maioria, nesta faixa etária. As crianças menores de 5 anos também apresentam maior risco de desenvolver complicações”, explicou o enfermeiro. 
A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença. Para se vacinar, pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação para avaliação e registro das imunizações. 

Sarampo
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.
Entre os principais sintomas do sarampo, estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.