Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/11/2014

Campanha de Vacinação contra Pólio começa dia 08

Tem início no próximo sábado, dia 8, a Campanha de Vacinação Infantil contra a Poliomielite. O objetivo é vacinar todas as crianças de 6 meses até os 5 anos. A campanha segue até o dia 28 de novembro. Nesse mesmo período também será feita a vacinação contra o sarampo para crianças entre 1 e 4 anos de idade.
Apesar de o país, estar livre da pólio desde 1990 e todas as ações de combate à doença devem ser mantidas até que aconteça a erradicação mundial. Em Penápolis, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a campanha nesse sábado, dia 8, em todas as unidades básicas de saúde e nas Macros. Os postinhos funcionarão das 7h às 17h para a aplicação da dose oral da vacina.
Durante a semana, a vacinação acontecerá normalmente nas unidades de saúde, no horário normal de atendimento, das 7h às 17h. É necessário levar a carteirinha de vacinação da criança. 
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral. A doença pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e a prevenção é feita por meio da vacina, que é extremamente segura e não há contraindicações. 

 

Gestantes devem se vacinar contra difteria, tétano e coqueluche

A vacina dTpa contra difteria, tétano e coqueluche também já está disponível para as gestantes e para os profissionais de saúde em todas as unidades de saúde. A vacina é indicada para as gestantes a partir da vigésima sétima semana (27a) preferencialmente até a trigésima sexta (36a) semanas de gestação.
Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, essa vacina pode ser administrada em qualquer momento da gravidez. “Porém a vacinação mais próxima do parto, durante o terceiro trimestre, proporciona a maior concentração de anticorpos maternos para serem transferidos ao feto”, explica. 
O objetivo da vacina é diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos por oferecer proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida, com a passagem dos anticorpos maternos para o bebê por meio da placenta. 
A difteria e a coqueluche são doenças contagiosas, que podem ser transmitidas através do contato com pessoas doentes. O tétano, por sua vez, é transmitido por meio de cortes em objetos contaminados. Todas são doenças provocadas por bactérias e, se não tratadas, podem levar à morte.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade