Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/04/2013

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa neste sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) 2013 será realizada de 15 a 26 de abril em todo o território nacional. Porém, em Penápolis, a Secretaria Municipal de Saúde estenderá o período da campanha por mais dois sábados, um antes e outro depois do dia 20 de abril, considerado o Dia D de Vacinação contra a Gripe.

A vacinação contra a gripe será feita nos idosos a partir de 60 anos, beneficiando também as mulheres gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças menores de dois anos de idade, doentes crônicos com apresentação de receita médica, além de profissionais da saúde.

Nos sábados, dias 13, 20 (Dia D) e 27 de abril, todas as unidades de saúde de Penápolis serão postos de vacinação contra a gripe e permanecerão abertas das 7h às 17h. Também serão postos de vacinação aos sábados, o Supermercado Luzitana e em frente ao Santuário São Francisco de Assis, que funcionarão das 7h às 13h.

Durante a semana, de 15 a 26 de abril, a vacina ficará à disposição nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

A vacina a ser ministrada no público protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), conhecido popularmente como "gripe suína".

A vacina contra a gripe é segura para todos e não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. A vacina é contra-indicada somente para as pessoas que possuem alergia a ovo e também para aquelas que tiveram reações adversas anteriormente.

 

Prevenção

A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos. Na população com mais de 60 anos, por exemplo, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, é bom lembrar à população o risco de complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão.

"Por isso é essencial que este público alvo da campanha procure a imunização através da vacina oferecida gratuitamente", concluiu o enfermeiro. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade