Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/04/2014

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa dia 22 de abril

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Devem ser vacinadas as gestantes, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a 4 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) 2014 começa no próximo dia 22 de abril e termina no dia 09 de maio. Entretanto, em Penápolis, a Secretaria Municipal Saúde estenderá a campanha até o final do mês de maio. O Dia de Mobilização, mais conhecido como Dia D de Vacinação contra a Gripe será no dia 26 de abril, sábado. 
Em 2014, foram incluídos novos grupos de vacinação, como as crianças de 2 a 4 anos, pois antes apenas as crianças de seis meses a menores de dois anos recebiam a vacina; outra novidade foi a inclusão dos funcionários do sistema prisional. 
A vacinação contra a gripe será feita nos idosos a partir de 60 anos, beneficiando também as mulheres gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a quatro anos de idade, doentes crônicos com apresentação de receita médica, além de profissionais da saúde e a população carcerária. 
Em Penápolis devem ser imunizados aproximadamente 16.260 pessoas incluídas nesses grupos prioritários. 

Postos 
No sábado, dia 26 de abril, Dia D de Vacinação,  todas as unidades de saúde de Penápolis serão postos de vacinação contra a gripe e permanecerão abertas das 7h às 17h. Durante a semana, a vacina ficará à disposição nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. A vacinação é gratuita. 
A vacina a ser ministrada no público protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), conhecido popularmente como “gripe suína”. 

Benefícios 
A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, complicações como pneumonia, internações hospitalares e óbitos. Na população com mais de 60 anos, por exemplo, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias.
A vacina contra a gripe é segura para todos e não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. A vacina é contra-indicada somente para as pessoas que possuem alergia a ovo e também para aquelas que tiveram reações adversas anteriormente.

Secom – PMP

 

Odonto fará campanha de prevenção contra o câncer bucal

Aproveitando a Campanha de Vacinação contra a Gripe, o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas de Penápolis também realizará a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal e Avaliação da Saúde Bucal. Portanto de 22 de abril a 9 de maio, uma equipe da Clínica Odontológica estará em todas as unidades de saúde para avaliação e orientação de saúde bucal. 
Neste ano, a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal será direcionada também para as pessoas com 40 anos ou mais. Nos anos anteriores, a avaliação bucal era feita apenas nos idosos a partir dos 60 anos. 
A ampliação da faixa etária é devido a incidência maior de câncer bucal nas pessoas acima dos 40 anos. Sendo assim, todas as pessoas com 40 anos ou mais que quiserem fazer uma avaliação bucal podem procurar qualquer unidade de saúde ou a Clínica Odontológica, mesmo que não participem da Campanha de Vacinação contra a Gripe.
Durante a semana, o horário de avaliação bucal nas unidades de saúde e na Clínica Odontológica será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Já no sábado, dia 26 de abril, o Dia D de Vacinação, o horário de atendimento nas unidades de saúde será das 7h às 17h. A Clínica Odontológica não atenderá no sábado; ela fica localizada na avenida Marginal Maria Chica, 1.290.  

Câncer bucal 
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. 
O câncer de boca é dos mais fáceis de ser curado, pois está em local de fácil visualização e de fácil acesso. Porém, o tratamento tardio diminui as chances de cura e trazem alterações na face, para engolir e no rosto da pessoa.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade