Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/11/2018

Campanha contra a tuberculose alerta para diagnóstico precoce

Durante o mês de novembro, o Serviço Municipal da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis promove a Campanha de Prevenção Contra a Tuberculose. Até o dia 30 de novembro, as unidades de saúde do município farão o exame gratuito das pessoas que apresentarem os sintomas da doença. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades básicas e Macros de Saúde. 
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. A doença afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos e sistemas, como os ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). A transmissão ocorre pelo ar, através da fala, tosse ou espirro.
Todos devem ficar atentos aos sintomas da tuberculose. Tosse há mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito são alguns dos sintomas. Portanto, qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame gratuito da doença.
O objetivo desta campanha é orientar a população sobre os sintomas e detectar os casos da doença de forma precoce, facilitando o tratamento e evitando a transmissão. Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, o diagnóstico precoce é fundamental para a eficiência do tratamento. “O tratamento contra a tuberculose dura, no mínimo, seis meses e é realizado de forma totalmente gratuita pela rede pública de saúde. É feito à base de quatro antibióticos, que devem ser tomados diariamente ao longo do tratamento. O paciente deve seguir corretamente o tratamento, sem interrompê-lo, mesmo que os sintomas tenham desaparecido”, explica o enfermeiro.

Prevenção
Um das formas de prevenção à tuberculose é manter ambientes ventilados e com entrada de luz solar. Criança menores de 5 anos podem se prevenir através da vacina BCG que protege contra as formas mais graves, como a tuberculose miliar e meníngea. 
A forma mais efetiva de prevenção é o diagnóstico precoce, pois com o tratamento a pessoa infectada deixa de transmitir a doença. Na maioria das pessoas infectadas, os sinais e sintomas mais frequentes são tosse contínua há mais três semanas, cansaço, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade