Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/06/2008

Campanha arrecada sangue no sábado

Mais uma campanha para coleta de sangue em Penápolis será realizada no próximo sábado, dia 07. O trabalho será feito em conjunto pelo banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia e o Hemocentro de Fernandópolis nas dependências do Centro de Saúde – Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, centro) no horário das 07h30 às 12h.
As expectativas dos organizadores é que sejam arrecadadas aproximadamente 250 bolsas de sangue, que é a média de consumo da unidade, e também a média obtida nas campanhas desenvolvidas na cidade.
Os doadores cadastrados no banco de sangue da Santa Casa, que inclusive já têm carteirinha, foram comunicados da campanha através de correspondência, porém as demais pessoas da comunidade também devem colaborar.
De acordo com a técnica de enfermagem Celina da Silva Meireles, todas as pessoas estão sendo convidadas a participar da campanha. “Homens e mulheres, com a boa saúde e idade entre 16 e 60 anos, estão dentro do público apto para a doação de sangue”. Ela ressaltou que o sangue e seus derivados são produtos muito utilizados nos hospitais para procedimentos como cirurgias, atendimento a pessoas acidentadas entre outras patologias que implicam na necessidade de transfusão.

Exames
O material coletado durante as campanhas, que geralmente ocorrem a cada dois ou três meses, é todo transportado para o hemocentro. Lá os técnicos realizam exames específicos para o controle da qualidade, excluindo as bolsas onde são detectados problemas. Depois disso o sangue é devolvido para a cidade, permanecendo armazenado no banco da Santa Casa, que por sua vez também faz a distribuição ao Hospital Luiz Valente e aos hospitais das cidades de Barbosa, Avanhandava e Alto Alegre.
Celina recomendou aos doadores que façam uma dieta mais balanceada na véspera da doação, diminuindo a ingestão de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. “Não é preciso fazer regime ou jejum. Basta evitar o abuso destes tipos de alimentos que alteram a qualidade do sangue” – aconselhou.
“No dia da doação não é preciso sair de casa sem tomar o café da manhã, o que poderá causar mal estar no doador. Deve ser feita uma alimentação leve, com uma xícara de chá ou café e um pedaço pequeno de pão, pois isso vai ajudar a pessoa a se sentir melhor caso tenha que esperar algum tempo pelo atendimento”. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade