Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/09/2007

Campanha Anti-Rábica tem nova etapa hoje

Novamente hoje, 01, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis realizará, das 07h00 às 17h00, o trabalho de vacinação de cães e gatos contra a raiva. De acordo com a divisão feita pela equipe no mapa da cidade, o trabalho neste sábado será efetuado nos bairros Vila Popular, Jardim Brasília, Vila Ercília, Bairro Industrial, Vila América, Vila Fátima, Jardim Pôr do Sol, Distrito Industrial, Jardim Aeroporto, Jardim Canadá, Jardim Premier e Vila Tóquio.

Além dos postos fixados pela Vigilância nos citados bairros, a sede do serviço também é um posto fixo de vacinação animal, podendo ser procurada pelos proprietários de animais residentes em demais bairros. A sede da Vigilância fica à disposição da população para a vacinação animal durante toda a semana e aos sábados, diariamente das 07h00 às 17h00.

A comunidade é orientada a tomar alguns cuidados essenciais que ajudarão no processo de imunização da população animal. É muito importante que os proprietários levem seus animais aos postos contidos na coleira, para evitar que eles fiquem soltos e fujam do local; no caso dos gatos, a melhor forma de mantê-los contidos durante a vacinação é em caixas próprias para estes animais ou em sacos de cebola. Todos os cães e gatos maiores de três meses devem ser vacinados. É fundamental a apresentação da carteira de vacinação do animal. Secom – PMP

 

POSTOS DE VACINAÇÃO

Confira os postos de vacinação animal deste sábado, 01 de setembro:


* Escola Municipal Casa da Amizade;

* Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima;

* Centro de Lazer do Trabalhador;

* Emei Jardim Brasília;

* Postinho de Saúde da Vila Tóquio;

* CEMEI - barracão comunitário da Vila Tóquio.

Os moradores dos demais bairros da cidade devem aguardar a divulgação dos dias e horários em que as equipes estarão montando postos fixos nas determinadas regiões.

 

Saiba mais sobre a raiva animal

 

A raiva é uma doença causada por vírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. É uma doença incurável, sempre fatal, tanto para os homens como para os animais.

Para evitar a raiva as pessoas devem primeiramente vacinar seus cães e gatos e evitar tocar em animais desconhecidos, com comportamento estranho, feridos ou doentes; perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo; separar animais que estejam brigando; entrar em grutas ou cavernas e tocar qualquer tipo de morcego (vivo ou morto). Quando for agredida por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo. Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, deve-se comunicar imediatamente o serviço de saúde; se ele apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o serviço de saúde. Quanto aos sintomas, o animal contaminado apresenta mudanças na disposição, dilatação das pupilas, salivação; o animal "morde o ar", e late com um som agudo. Também apresenta modificação da andadura (passo), com possível rigidez, e contração da musculatura facial.

Numa segunda fase da doença há o aumento da irritabilidade, dificuldade de deglutição, agressão violenta e viciosa ("olhos faiscando", boca espumando, pelos do dorso arrepiados). Este período pode durar de 1 a 4 dias. Há progressão para um quadro convulsivo terminal ou paralisia, se o animal viver por um período mais prolongado. A morte é certa em 100% dos casos. Não há sobreviventes da doença.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade