Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/11/2011

Campanha “Fique Sabendo” começa hoje em Penápolis

A campanha visa o diagnóstico precoce das pessoas portadoras do HIV

Mais uma vez a Prefeitura de Penápolis é parceira na realização da campanha “Fique Sabendo”, que acontecerá de 24 de novembro a 1º de dezembro. A campanha visa ampliar a realização de exames gratuitos na população para detectar o vírus HIV, conhecido como o vírus causador da Aids. A intenção é aumentar o número de diagnóstico precoce, fazendo com que as pessoas saibam o mais cedo possível se são ou não portadoras do HIV. Fique Sabendo é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com os municípios.
Em Penápolis a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE (Serviço de Atendimento Especializado DST/HIV/Aids) que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Assim como nos anos anteriores, a estratégia adotada será a descentralização do teste de HIV durante a campanha, ou seja, além da realização dos exames todos os dias no SAE, as pessoas também poderão fazer o teste nas Macros de Saúde e Postinhos da cidade, em dias e horários determinados, de acordo com o cronograma. Os exames no SAE serão aplicados pela farmacêutica Débora Donello e nas unidades de saúde pela enfermeira Áurea Muçouçah.

Testes
De acordo com a coordenadora do SAE, Terezinha Rodrigues, o teste de HIV deve ser voluntário e esclarecido. A pessoa terá toda privacidade e sigilo das informações na entrega do resultado. A campanha desse ano é voltada principalmente para as pessoas que têm relações sexuais com vários parceiros, usuários de drogas e também para qualquer pessoa que fizer sexo sem preservativo, mesmo com parceiro fixo.
Adolescentes acima de 12 anos poderão fazer o teste, desde que sejam acompanhados dos pais ou responsável.
Em Penápolis, o Serviço de Atendimento Especializado, fará dois tipos de exames de HIV: o teste rápido e o teste convencional. No teste rápido, o resultado fica pronto em aproximadamente 20 minutos, sendo necessário apenas uma gota de sangue extraída do dedo. Já o teste convencional é preciso coletar amostra de sangue intravenal que será enviada à São Paulo e o resultado é emitido em uma semana.

Prevenção
A campanha Fique Sabendo é realizada anualmente com o objetivo de incentivar a realização do teste de HIV, além de intensificar a divulgação sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Diante de um diagnóstico positivo a população terá atendimento mais cedo e acesso à assistência médica, deixando ainda de transmitir o vírus a outros, involuntariamente. Estas ações garantirão melhor qualidade de vida ao portador do vírus; e àqueles cujo resultado for negativo é dada a chance de passar a adotar práticas de sexo seguro, uma forma preventiva da doença.

Confira o calendário da Campanha

 Dia 24/11 – Macro II (Postão Centro) – 7h30 às 11h
 Dia 25/11 – Macro I (Jardim Eldorado) – 7h30 às 11h
                     Macro III (Santa Terezinha) – 13h às 15h30
 Dia 28/11 – UBS Cidade Jardim – 7h30 às 11h
                     UBS Tóquio – 13h às 15h30
 Dia 29/11 – UBS Sílvia Covas – 7h30 às 11h
 Dia 30/11 – UBS Planalto – 7h30 às 11h
                     UBS Pevi – 13h às 15h30
 Dia 01/12 – UBS Del Rey – 7h30 às 11h
 
 * Os testes também serão aplicados todos os dias no SAE (Serviço de Atendimento
 Especializado DST/HIV/Aids), localizado na Rua Anchieta, 540 – fundos, anexo à
 Clínica de Especialidades.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade