Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/10/2011

CALOR INTENSO: No verão alimentos leves devem ter preferência

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O consumo de legumes também é muito importante para uma alimentação saudável durante o verão

DA REPORTAGEM

 

Com a proximidade do verão, o calor em Penápolis já está intenso. Esta semana, por exemplo, os termômetros chegaram à casa dos 35ºC. As altas temperaturas são resultados do fato do nosso hemisfério encontrar-se mais próximo do sol e os dias são mais longos, enquanto as noites são mais curtas. Nesse período de clima muito quente, o corpo das pessoas passa a transpirar mais com o objetivo de manter a temperatura corporal, levando a perda de água e sais que, se não repostos adequadamente com a alimentação e hidratação, pode levar à desidratação.

A alimentação do verão passa a ser o oposto da recomendada no inverno, pois durante a estação mais fria do ano devemos ingerir alimentos mais energéticos, que gerem mais calor corporal durante seu metabolismo, enquanto no verão, a recomendação é de que haja uma alimentação mais leve e o mais natural possível, principalmente com frutas, que levam a hidratação por meio da água nela contida. Segundo a nutricionista Gláucia Modria, é de fundamental importância que haja um cuidado especial com crianças, já que elas se apresentam como mais sensíveis à perda de líquidos e sais minerais. "o consumo de alimentos não adequados pelas crianças pode gerar problemas sérios, como a desidratação, intoxicação alimentar, diarréia e outros problemas ainda mais graves, por isso é muito importante que a criança não consuma alimentos mais pesados durante os dias mais quentes", afirmou.

 

Dicas alimentares

Gláucia diz que o primeiro cuidado que dever ser tomado pelas pessoas é de se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia.

"Ao começar pelo café da manhã, é muito importante que todos tenham a consciência de que se trata da alimentação mais importante do dia", ressaltou. Durante essa refeição e todo o período da manhã, é importante que se tenha uma alimentação baseada em frutas e sucos naturais. Gláucia explica que dessa forma é possível manter um nível contínuo de nutrientes no organismo. "As frutas não devem ser consumidas somente no período da manhã, mas durante todo o dia", ressaltou. Segundo ela, deve-se evitar comer poucas vezes ao dia, já que dessa forma pessoa consumirá mais alimentos durante as poucas refeições, ocasionando picos momentâneos de energia.

Outro cuidado que se deve ter com os alimentos é com relação ao seu condicionamento, principalmente os vegetais e as carnes. O calor intenso pode fazer com eles estraguem mais rapidamente, por isso devem ser mantidos em recipiente adequado e muito bem refrigerados, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

Na hora de preparar o alimento tudo deve ser feito de forma adequada. É recomendado que se lave as frutas, legumes e verduras com água tratada ou fervida. "Essa questão de higiene é fundamental para não corrermos o risco de intoxicação, principalmente em bares ou quiosques a beira da praia, onde pode haver falta de cuidados por descuido ou pela pressa na hora de realizar o atendimento", comentou. "Sempre devemos ressaltar a importância da água e dos sucos naturais, que são agradáveis e garantem a recuperação de vitaminas e sais necessários para o organismo", disse.

 

Os perigos

É necessário fazer um alerta para aqueles que querem perder peso para ficar com os "corpos sarados" para o verão.

Segundo a nutricionista, as famosas dietas milagrosas são feitas com alimentos que não fornecem quantidades adequadas de calorias, vitaminas e sais minerais. "Na verdade, o que é necessário e correto é que a pessoa mantenha uma alimentação adequada durante todo o ano, para que ela não precise fazer regimes forçados com a proximidade do verão", informou.

Quando não há o cuidado adequado com a higiene do alimento, corre-se o risco de haver a contaminação alimentar, podendo gerar quadros graves de verminoses e gastrenterites, que podem se manifestar em forma de diarréia ou até mesmo necessidade de internação hospitalar.

A perda de líquido através da transpiração sem a sua devida reposição também pode gerar problemas graves de desidratação. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade