Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/12/2011

Caixas de leite podem reduzir o calor dentro de casa

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Osvaldo e seu neto mostram algumas das três mil caixas de leite que possui para usar como manta térmica em sua residência

DA REPORTAGEM

 

Milhões de famílias brasileiras de baixa renda têm suas habitações cobertas com telhas de cimento-amianto, que se caracterizam por aquecer-se facilmente a altas temperaturas, que variam entre 60 e 70ºC sob a incidência da luz solar, irradiando seu calor na forma de raios infravermelhos para o interior das residências.

A temperatura destas telhas, quando escurecidas pelo tempo, pode ser superior a 70oC tornando o ambiente interno insuportável. São muitas as formas que as pessoas procuram para tentar diminuir o forte calor dentro das casas e poucos sabem que existe uma técnica muito eficaz para diminuir a temperatura, e que é muito valorizada por ser uma medida que protege o meio ambiente.

Trata-se da utilização de caixas de leite longa vida como manta térmica, para ser colocada como o forro do telhado. Ela é muito eficiente para diminuir o forte calor dentro de uma casa. Uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostra que a caixa aberta e unida uma a outra pode diminuir a temperatura de uma residência em até 10ºC quando colocadas como forro.

O pedreiro penapolense Osvaldo Braúna, residente no Jardim Ipiranga, resolveu adotar esta técnica em sua residência e garante que já está tendo bons resultados. Segundo ele, o trabalho de colocação das mantas térmicas está sendo feita aos poucos nos cômodos da casa. "Já coloquei em parte de um quarto e na sala e nestes locais realmente a temperatura é bem mais agradável", comentou. Ele contou que resolveu colocar estas mantas depois de ter visto uma reportagem na televisão que falava dos resultados desta pesquisa, e a partir daí começou juntar as caixas.

"Comentei com meus vizinhos e amigos, e eles resolveram me ajudar doando as caixas que consumiam", disse. Osvaldo revela ter cerca de três mil caixas que cobrirão toda sua residência. "Estou fazendo o trabalho aos poucos. Minha mulher está costurando e unindo-as e eu as coloco formando o forro, melhorando muito o ambiente", ressaltou. Segundo ele, para cobrir cada cômodo, são necessárias de 350 a 400 caixas. Além de garantir mais conforto para a família, Osvaldo se sente feliz em estar retirando um material que estaria sendo jogado na natureza.

"Cada caixa de longa vida leva cerca de cem anos para se decompor na natureza, então fico feliz em ajudar. É algo muito importante que deveria ser feito por todos", concluiu. Sua atitude é aprovada pelo filho Rodrigo Cândido Braúna. "Achei muito legal a atitude do meu pai, pois trata-se algo simples e barato, e que garante conforto para nós, além de se tratar de algo sustentável e que preserva a natureza", finalizou.

 

Como funciona

A partir de caixas de leite previamente abertas e unidas, é possível desenvolver uma manta que é colocada sob as telhas a uma distância média de dois centímetros.

O alumínio das caixas reflete até 95% da radiação infravermelha do Sol. A face de alumínio das caixas fica voltada para baixo, por motivos estéticos, mas o mesmo resultado é obtido se ela estiver colocada ao contrário. Com a técnica, é possível diminuir em até 10ºC a temperatura do interior das casas - o que representa um conforto razoável. Geralmente, casas populares de famílias de baixa renda são construídas com telhas de cimento-amianto que, além de mais baratas que as de cerâmicas, requerem uma estrutura de madeira reduzida, diminuindo o valor da construção.

Essas telhas absorvem muito calor e, expostas ao sol, podem atingir até 70ºC, superaquecendo o interior das casas. Uma caixa de leite é composta por quatro camadas de polietileno (tipo de plástico), uma de papelão e uma de alumínio, sendo que este último se transformou no grande trunfo da ideia, já que materiais importados e que possuem a mesma função dentro da residência são compostos por 95% de alumínio.

O Brasil produz por ano cerca de seis bilhões de embalagens longa vida, que sendo reaproveitadas, pode gerir 400 mil metros quadrados de isolante térmico, o suficiente para forrar 40 mil pequenas moradias. Para cada metro quadrado de manta são necessárias 16 caixas de leite. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade