Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/08/2013

CAGED registra queda no índice de empregos em Penápolis

DA REPORTAGEM

 

Penápolis registrou baixos índices de empregos no mês de julho. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. No mês passado a cidade teve um saldo negativado em menos 588. Este número é o mais baixo desde dezembro de 2012, quando registrou menos 2.029 contratos. Segundo o CAGED, em julho deste ano Penápolis registrou 587 admissões contra 1.175 desligamentos do mercado de trabalho. Somente o setor do trabalhador da cultura da cana-de-açúcar demitiu 528 pessoas. As admissões neste setor somaram apenas duas. O setor do Alimentador de Linha de Produção ficou em segundo lugar no ranking das demissões, realizando 47 desligamentos, mas o setor admitiu 52 novas pessoas gerando saldo positivo. Diferente do anterior, o setor do tratorista agrícola, demitiu 37 pessoas, e realizou apenas sete contratações, gerando um saldo negativo de 30. Esta baixa no índice de empregos está ligada a crise vivenciada pela Usina Campestre de Penápolis, que pode ter seu parque industrial vendido para quitar parte das dívidas com fornecedores, trabalhadores e credores. Ainda segundo o CAGED, em julho, o setor que mais contratou em Penápolis foi o do Vendedor do Comércio Varejista, foram 58 novas pessoas. O alimentador de linha de produção também teve bom índice, realizando 52 novas contratações. A crise vivida pelo penapolense tem feito com que as pessoas procurem novas alternativas de emprego. O setor de motorista de caminhão para rotas regionais e internacionais se destacou no mês de julho com 34 novas contratações, obtendo o terceiro lugar no ranking em julho de 2013. Outro destaque foi a contratação de 33 novos serventes de obras, deixando o setor em quarto lugar. O índice de empregos divulgados pelo CAGED referentes a julho de 2013 é o mais baixo desde dezembro de 2012. Na ocasião o setor de trabalhador da cultura da cana-de-açúcar também foi o que liderou as demissões, 1.209 trabalhadores foram demitidos e nenhum contratado. Mesmo com a crise já vivenciada pela Campestre, em junho de 2013 Penápolis ainda conseguiu manter um bom índice de empregos, foram criadas 184 novas vagas.

 

Brasil

O desemprego brasileiro caiu para 5,6% em julho, menor taxa desde fevereiro, ante 6% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (22). É a primeira queda do indicador no ano. O número de trabalhadores desocupados ficou em 1,4 milhão em julho. A população ocupada chegou a 23,1 milhões e os trabalhadores com carteira assinada no setor privado, a 11,6 milhões. O rendimento real atual ficou em R$ 1.848, 40. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é feita nas regiões metropolitanas do Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e de Porto Alegre. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade