Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/01/2011

Câncer de Mama: Programa supera 750 exames e registra primeiro caso

A enfermeira Janaína Faria, responsável pela equipe da Unidade Móvel com Mamógrafo Digital do Hospital do Câncer de Barretos informou anteontem que após a primeira fase de exames realizados em mais de 750 mulheres na região da Macro I, foi confirmado o primeiro caso de câncer de mama, devendo a paciente ser encaminhada para o hospital de Jales, para uma avaliação mais completa e, sendo necessário, um tratamento ampliado na unidade de Barretos. Outras 10 mulheres também serão avaliadas, embora o rastreamento não tenha encontrado gravidade durante os exames.
As equipes do Programa Saúde da Família estão percorrendo as comunidades, informando sobre o benefício do exame. Por se tratar de um equipamento de última geração, portanto de grande tecnologia, o câncer poderá ser descoberto numa fase bem inicial e facilitar o tratamento.
Para atingir um número maior de mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, com exames preventivos contra o câncer de mama, a equipe da Unidade Móvel com Mamógrafo Digital do Hospital do Câncer de Barretos está buscando apoio de instituições, clubes de serviço, entre outros, visando ampliar as formas de divulgação. A equipe, coordenada pela enfermeira Janaína Faria, está atuando na carreta disponibilizada para a comunidade e atenderá, gratuitamente, as interessadas previamente agendadas pelo sistema de saúde e quer atingir o maior número de mulheres possíveis.

Loja Maçônica
Na última quarta-feira, dia 19, a enfermeira Janaína esteve na Loja Maçônica Estrela Noroeste do Brasil, onde recebeu apoio para que a instituição colabore na divulgação do programa, através dos meios disponíveis entre os membros da instituição. O advogado Wagner Sugano, que falou em nome dos demais irmãos maçons, garantiu que na próxima reunião geral o assunto será colocado novamente em pauta, ressaltando que “desde já estamos disponíveis para ajudar no que for possível”. Ele vai aguardar somente o Hospital do Câncer de Barretos elencar as ações que poderão ser desencadeadas por eles e também pelo DeMolay, organização para jovens entre 12 e 21 anos de idade, que pratica ações sociais e de caráter construtivo em atividades variadas, sempre buscando algo para toda a coletividade. A partir de então a participação da Loja será mais ampla e efetiva.

Hospital Espírita
O Hospital Espírita João Marchesi também deverá se engajar na campanha que busca ampliar – com informação dirigida – o maior número de mulheres possíveis na comunidade penapolense.  José Luis do Valle, o Zé Lú, que é diretor do Hospital Espírita João Marchesi, informou que o trabalho de coleta de alimentos realizada pelos voluntários da instituição vai levar, durante as visitas, os folhetos explicativos sobre o câncer e informar os locais dos exames e os procedimentos para sua realização.
Zé Lú, que também é presidente da OAB- Subseção de Penápolis, informou que a entidade deverá participar de alguma forma para ampliar a informação sobre o programa realizado em Penápolis.

Rotary Club
Ainda na quinta-feira a enfermeira Janaína Faria esteve participando da reunião semanal do Rotary Club de Penápolis, quando também pediu apoio dos seus integrantes para que eles sejam porta-vozes do programa aos seus familiares, amigos, entre outros, tendo como meta informar a necessidade de fazer o exame preventivo contra o câncer de mama. O presidente do Rotary Club de Penápolis, Nazih Said El Rafih, abriu espaço para a Janaína Faria fazer divulgação do programa e explicar como o clube poderia participar na ampliação das informações.
Os rotarianos se colocaram à disposição do projeto e vai propor ações com outras instituições e entidades para efetivar um projeto que visa informar as mulheres sobre o programa de prevenção e a importância de realizar os exames.
 
Carreta
A carreta cedida pelo Hospital de Câncer de Barretos tem equipamentos digitais de última geração - sendo a única no Brasil com essas características - ficará disponibilizada em Penápolis até final de abril e atenderá todas as regiões da cidade. Os exames serão feitos somente na região de abrangência da paciente, com agendamento prévio e apresentação de cópias do CPF, RG, além do comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Todas as visitas foram acompanhadas pelo secretário Municipal de Saúde, Antonio Sidney Marques e o vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, um dos grandes incentivadores, ao lado do prefeito João Luís, para a vinda da carreta do Hospital do Câncer de Barretos para Penápolis. 

Secom– PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade