Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/10/2019

Câncer de mama: Paulo Gil Katsuda realiza nova palestra sobre doença

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
O mastologista Paulo Gil Katsuda é especialista em câncer de mama e fará palestra sobre o assunto em Penápolis

DA REPORTAGEM

A Associação Feminina de Proteção à Infância, Lactário Dília Ribeiro, promove na próxima terça-feira (08), a partir das 19h30, uma palestra com temática voltada para a prevenção do câncer de mama. O encontro faz parte das comemorações e campanhas promovidas em relação ao Outubro Rosa, que visa a prevenção da doença. A palestra será ministrada pelo mastologista Paulo Gil Katsuda, considerado referência no Brasil na área, e acontece no salão social do Sindicato Rural de Penápolis, localizado à avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 530. De acordo com a voluntária do Lactário, Cristina Delboni, este é o quarto ano que o médico participa do encontro promovido pela entidade. “Por ele ser referência no assunto, as pessoas gostaram muito dos encontros com o mastologista realizados nos últimos anos, que nos trouxe muitas orientações e casos reais que ele mesmo tem trabalhado, por isso, fizemos o novo convite para que ele pudesse participar conosco neste ano. Ele nos atendeu prontamente, o que nos deixou muito contentes”, comentou.
A participação na palestra é gratuita e voltada para mães e voluntárias do Lactário, além de profissionais da saúde e também todos aqueles que tenham interesse pelo assunto. “Qualquer pessoa pode participar conosco de forma gratuita, já que se trata de um assunto muito discutido e que tem despertado cada vez mais o interesse, não somente das mulheres, como também dos homens”, ressaltou Cristina. 
Ainda de acordo com ela, o envolvimento da população tem sido muito importante, principalmente por se tratar de uma doença que tem atingido tantas mulheres no Brasil. “O câncer de mama tem ganhado muito destaque na sociedade, mostrando que as pessoas estão conscientes do perigo da doença e da importância da prevenção através do auto toque e dos exames de mamografia. O palestrante é uma pessoa especialista no assunto e tenho certeza que abordará o tema com bastante conhecimento e simplicidade, levando a mensagem da importância da prevenção para todos os participantes”, enfatizou.
Cristina ressaltou que a participação de toda a família é importante, principalmente quando se trata do apoio à uma mulher com a doença. “Quando uma mulher é diagnosticada com o câncer, ela necessita do apoio de toda a família, pois não é um processo fácil e bem aceito pelas pessoas. O apoio do marido, filhos e todos os envolvidos, é muito importante para que este momento seja enfrentado com mais tranquilidade, por isso a importância da participação de todos”, concluiu. 

Cristina lembrou que as palestras do médico em Penápolis surtiram efeitos muito positivos. “Além de pessoas nos falarem que gostaram e que aprenderam muito sobre a doença e sua prevenção, tivemos três casos registrados em pessoas muito próximas do Lactário, com as quais passamos a acompanhar este momento de dificuldade. Desta forma, percebemos, mais uma vez, a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e do apoio. Diante disso, resolvermos trazer mais uma vez a palestra para transmitirmos para as pessoas a importância da prevenção ao câncer de mama”, finalizou.

No Brasil
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de, 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade