Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/03/2011

Câncer de Mama: Exames preventivos atende Jardim Planalto

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A unidade móvel com Mamógrafo Digital percorrerá todas as regiões da cidade fazendo exames gratuitos nas mulheres penapolenses

Desde ontem, dia 14, a unidade Móvel com Mamógrafo Digital do Hospital do Câncer de Barretos está realizando os exames preventivos contra câncer de mama na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Planalto. A proposta para esta região é atender 1.000 mulheres (100 exames por dia), com idade entre 40 e 69 anos, até o próximo dia 25 de março. Nos dias 15 e 16 de março (hoje e amanhã) os exames serão realizados das 13h às 19h30; dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira) o atendimento será das 8h30 às 15h. Na semana seguinte, nos dias 21, 22 e 23 o atendimento será das 13h às 19h30, enquanto nos dias 24 e 25 os exames serão entre 8h30 e 15h.

Jardim Tóquio
Entre os dias 28 de março e 02 de abril a unidade Móvel do Hospital do Câncer atenderá as mulheres cadastradas na região do Jardim Tóquio. Dias 28, 29 e 30 de março o atendimento será entre 13h e 19h30. Já no dia 31 os exames serão das 8h30 às 15h, mesmo horário que vale para os dias 01 e 02 de abril.
Ao colocar em prática essa proposta de atendimento em todas as regiões da cidade a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, visa reduzir as filas para os exames de mamografia e ao mesmo tempo diminuir os índices de câncer de mama que, constatado na sua fase inicial, tem grande possibilidades de cura. “É preciso que as mulheres tenham consciência da necessidade do exame e alertem as demais mulheres da família, dentro da faixa etária estabelecida, para que façam seus cadastros e participem desse grande mutirão pela saúde”, disse o secretário de Saúde Antonio Sidney Marques.

Equipe Profissional
Segundo a enfermeira responsável pela carreta da Fundação Pio XII (Hospital do Câncer de Barretos), Janaína Faria, o atendimento disponibilizado para a população penapolense está entre os melhores do mundo. “Como amplamente divulgado, os equipamentos são digitais, de última geração e as mulheres não precisam ficar preocupadas, pois o atendimento é realizado por uma equipe totalmente profissional e capacitada”, disse a enfermeira.
Outra observação da responsável pela equipe do hospital em Penápolis, Janaina Faria, está relacionada aos profissionais que operam os equipamentos na carreta. “Algumas vezes, por falta de informação, as mulheres ficam preocupadas em saber quem vai fazer o exame e, receosas, não se interessam por fazer um exame tão importante na vida delas. Elas podem ficar despreocupadas e tranquilas, pois somente mulheres estão no programa que realiza os exames”, tranquilizou Janaína.

Importância do Exame
Para o prefeito João Luís dos Santos, que incentivou a Secretaria Municipal de Saúde apoiar o Hospital do Câncer de Barretos nesse projeto, a prevenção do câncer de mama deve se tornar rotina na vida das mulheres penapolenses e a carreta, ao permanecer em Penápolis, está dando essa oportunidade. “Estamos com um programa importante e as mulheres interessadas, que estejam na faixa etária estabelecida deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, agendar e fazer o exame”, disse o prefeito, reiterando todas as convocações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde, para que Penápolis atinja a meta de 100% de exames realizados.

Metas
Desde o lançamento do projeto, em dezembro do ano passado, a carreta já passou pelas regiões do Jardim Eldorado (Macro I), Jardim Tropical, , Residencial Sílvia Covas, Jardim Pevi, Santa Terezinha (Macro III) e Jardim Del Rey. Segundo a enfermeira Janaína Faria, até o momento foram realizados 3.457 exames, observando que poucas não quiseram fazer o exame nos bairros visitados.
Ela reafirmou o compromisso de atender as mulheres que quiserem fazer o exame em outra oportunidade – no final do roteiro já estabelecido – quando o calendário será revisto para atender as interessadas da Zona Rural.
“Para nós é importante que todas as mulheres de Penápolis participem desse mutirão de prevenção contra o câncer de mama. A unidade do hospital de Barretos ficará disponibilizada em Penápolis e atenderá todas as regiões da cidade”, informou Janaína.
Neste primeiro momento os exames serão feitos somente na região de abrangência da paciente, com agendamento prévio e apresentação de cópias do CPF, RG, além do comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Secom– PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade