Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2007

Câmara: Toninho recebe o título de Cidadão Penapolense

Num reconhecimento oficial ao seu trabalho para o desenvolvimento comercial, esportivo e social da Terra de Maria Chica, o comerciante aposentado Antônio Gomes Pires Júnior, o Toninho do Bar, recebeu anteontem da Câmara Municipal o título de Cidadão Penapolense. A honraria foi entregue através do vereador Carlos Alberto Soares da Silva , o Carlão (sem partido).

 

História

Filho de Antônio Gomes Pires e de Maria Francisca Bueno, Antônio Gomes Pires Júnior, o Toninho, nasceu em 16 de junho de 1941 em São Paulo. Seu pai trabalhava com padaria e entregava  pães utilizando uma  carrocinha na capital paulista. Toninho estudou da 1ª a 5ª séries  na escola Jardim São Paulo, no bairro com esse nome. Aprovado em exame de admissão, fez a 6ª série na Escola Maria Zélia , na Vila Maria. Ainda criança deixou os estudos para trabalhar. Aos 11 anos de vida já ajudava na padaria de seu pai, a Adega da Vila, na Vila Maria, estabelecimento comercial onde permaneceu até seus 21 anos.

Em 19 de janeiro de 1963 casou-se  com Lourdes de Oliveira, na Candelária. Tiveram quatro filhos: Rosimeire, Rogério, Márcio e Solange. A primogênita acabou falecendo aos 5 anos de vida por problemas de saúde.

Para o sustento e formação dos filhos, Toninho trabalhou muito no trânsito de São Paulo. Com a função de motorista, transportou alunos em perua kombi, levou passageiros em lotação na zona norte e fez diversas entregas pela empresa Já-Vai.  Entre 1965 e 1970 ainda foi motorista de praça a bordo de um dekave.

No início da década de 70 passou a trabalhar como motorista para o Sindicato de Papel e Papelão do Estado de São Paulo.  Após 3 anos, seguiu para a função de entrega de malotes pelo Banco Noroeste, para o qual trabalhou  no Paraná e morou em Londrina, Maringá e Umuarama. Toninho e a família chegam a Penápolis em 1977, tendo como um dos  objetivos cuidar de  sua sogra, Dona Virgínia.

Compra de Chico Quinalha, bar no centro de Penápolis, na esquina da Avenida Luís Osório com a  Rua Dr Mário Sabino. Apoiado totalmente com o trabalho de sua esposa,  transformam o local num dos pontos mais conhecidos e movimentados do gênero na cidade. A partir da aquisição de um fogão industrial, proporcionam uma grande opção para comida caseira, que também começaram entregar na época. O Bar e Restaurante do Toninho ganhou proporção de além de um simples estabelecimento comercial, tornando-se um ponto de incentivo à música e ao esporte. Toninho patrocinou alimentação para muitos jogadores, especialmente do Clube Atlético Penapolense (CAP), time que ele torce e acompanha. Acolheu com prato de comida diversas pessoas que não podiam pagar. Homem de coração grande e corintiano fanático, Toninho é considerado muito autêntico. As vezes bravo, as vezes brincalhão, mas sempre verdadeiro, de uma cara só. Em 1997, acometido por uma grave doença, transferiu o comando do bar e restaurante para seu filho Márcio. A luta pela saúde, o que para outros parecia ser intransponível, por causa da gravidade da situação, serviu para reforçar o título de campeão para Toninho.  Campeão da Vida. Cinco anos de tratamento e um exemplo de perseverança, de vitória que orgulha seus familiares, amigos e a cidade de Penápolis. Toninho tem  quatro irmãos: Ana, Regina, Carlos Alberto e Luciano, de Londrina. É avô do Leonardo ( 16 anos), Victória ( 15 anos), Eduardo (13 anos), Iago 11 anos , Ianne ( 8 anos), Heitor( 4 anos) e Ana  Beatriz (3 anos).  Em 2007, completa de 30 anos de história  na Terra de Maria Chica e recebe o título de Cidadão Penapolense. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade