Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/01/2011

Câmara: Tiquinho destaca início do teste da orelhinha na Santa Casa

Desde a semana passada, todas as crianças nascidas na Santa Casa de Penápolis, com atendimento pelo SUS, são submetidas ao teste da orelhinha. A medida, cobrada pelo vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), se efetivou numa união da Santa Casa, Secretaria Municipal de Saúde e Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA), com a fonoaudióloga Simone Regina Stuami Beneniciuti, contratada para realização do serviço. A média de exames tem sido de 3 recém nascidos por dia, incluindo da comarca. O teste da orelhinha nos recém nascidos é obrigado pela lei federal nº 12.303, de 02 de agosto de 2010 e pela lei municipal nº 1481, de 20 de setembro de 2007 ( proposta pelo vereador Roberto Calez). A aplicação do atendimento foi requerida à administração municipal por Tiquinho em documento formalizado dia 13 de outubro de 2010. “Quero agradecer  a Santa Casa, CISA, Secretaria Municipal de Saúde e  a Simone por viabilizarem o atendimento. Trata-se de um serviço que ajudará muito quem  nascer com algum problema auditivo”, considera Tiquinho. O teste da orelhinha  é realizado entre o segundo e terceiro dia de vida com a colocação de um fone no ouvido do bebê, acoplado a um computador, que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas  que estão sendo produzidas pela criança. A detecção do problema auditivo nesta fase é determinante para o desenvolvimento da fala e do aprendizado da criança, além de influenciar na sua relação com as demais crianças e seus pais. Nos EUA, a lei é regulamentada desde 1990 e na Europa, desde 1998. A análise auditiva feita nos bebês mostra que a cada mil nascimentos, 5,95 são deficientes auditivos. A aplicação do teste da orelhinha também teve na atual Legislativa, defesa do vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi (PDT).

Árvore
Tiquinho também vai intensificar cobrança à administração municipal para a aplicação de lei municipal, criada a partir de iniciativa do vereador Mauro Olympio, para o fornecimento de uma muda de árvore para cada criança nascida em Penápolis. Imprensa/Câmara 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade