Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/02/2011

Câmara realizará encontro para discutir Pronto Socorro

A Câmara Municipal de Penápolis vai promover um encontro com autoridades e profissionais da área da Saúde com o objetivo de buscar soluções para o Pronto Socorro Municipal. O debate terá a discussão de medidas as para melhorar o atendimento e a gestão da unidade. A Câmara Municipal, além dos vereadores, convidará a participar da reunião, o prefeito João Luís dos Santos (PT), o secretário municipal de Saúde, Sidney Marques, o secretário municipal de Administração Municipal, Evandro Moreira, médicos do Pronto Socorro Municipal e o Promotor de Justiça, Fernando César Burghetti. A decisão pela realização do encontro ocorreu segunda-feira durante a sessão do Legislativo.

O vereador Célio de Oliveira (DEM), repercutiu relatório encaminhado à Câmara Municipal por médicos do Pronto Socorro Municipal. "Trata-se de algo muito sério e que precisa ter um posicionamento do Poder Legislativo". O documento aponta vários problemas, como número excessivo de atendimentos e falta de melhores condições de trabalho no local. De dezembro de 2009 a novembro de 2010, o Pronto Socorro Municipal registrou 64.572 atendimentos. Só em abril foram 6046 casos. Entre várias outras situações, os médicos citam a falta de estímulo técnico e salarial para trabalho dos médicos. "A falta de providências e resolução faz com que os colegas médicos , que mesmo querendo trabalhar no município migrem para outros serviços, sem que haja uma cobertura mais efetiva. Toda essa situação, já foi enfaticamente passada pelos plantonistas aos gestores sempre de forma informal, não registrada, mesmo diante de reuniões agendadas, porém não houve qualquer resposta e nenhuma resolutividade aparente até o momento".

Outro ponto do relatório trata do sucateamento e falta de equipamentos imprescindíveis ao atendimento de emergência, como bombas de infusões para medicações de maior controle, cujo gotejamento inadequado pode o paciente a óbito; ambulância adequada para transporte de pacientes dependentes de oxigênio, respiradores de transporte.

O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), chegou a propor a formalização de convite para os médicos do Pronto Socorro participarem de sessão da Câmara Municipal. Em seguida, o vereador Zeca Monteiro (PT), pediu uma audiência pública. Ao final da discussão sobre a melhor forma de discutir o tema, foi acatada proposta do vereador Ricardinho Castilho (PT), para um encontro com maior abertura entre os participantes, fora de formalidades de sessão ou audiência pública. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade