Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/10/2015

Câmara promove hoje Centenário do Genocídio Armênio e entrega do título de Filho Ilustre ao bispo Dom Vartan

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Bispo Dom Vartan Waldir Boghossian receberá hoje o título de Filho Ilustre de Penápolis em solenidade promovida pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal realiza solenidade às 20h de hoje para marcar o Centenário do Genocídio Armênio e entregar o título de Filho Ilustre de Penápolis ao bispo  Dom Vartan Waldir Boghossian. O encontro terá transmissão ao vivo pela  TV Câmara (canal 14/TV a cabo) e internet (www.camaradepenapolis. com.br). A promoção ocorre  em apoio  para o  reconhecimento mundial das atrocidades cometidas pelos “Jovens Turcos”  durante a 1ª Guerra Mundial. Entre as lideranças nesse movimento de solidariedade, está o penapolense,  bispo Dom Vartan Waldir Boghossian,  representante  da Igreja Armênia Católica perante a Sé Apostólica (Vaticano) para as atividades pontifícias de 2015, do Centenário do Genocídio Armênio.

História
Os principais responsáveis pelo planejamento do genocídio foram os membros Comitê União e Progresso, partido político nacionalista que aglutinava os chamados “Jovens Turcos”. Entre os nomes mais influentes estão os dos ministros de Estado Mehmet Talaat Paxá e Ismail Enver Paxá.Turcos, armênios, curdos, gregos, judeus e outros povos conviveram por séculos no Império Otomano. No século 19, o império começava a perder seus territórios na Europa e, com o início da 1ª Guerra Mundial, o governo otomano temia perder também as terras ocupadas historicamente pelos armênios na Ásia Menor. Além disso, os armênios estavam situados na fronteira entre os impérios otomano e russo, o que interessava a ambos pela posição estratégica de guerra. Todos os anos, na semana do dia 24 de abril, manifestações públicas em memória das vítimas do genocídio são organizadas em São Paulo, com o objetivo de dar visibilidade ao acontecimento histórico, à luta do povo armênio e pedir reconhecimento aos governos de Brasil e Turquia, dentro dos marcos democráticos e pacíficos.

Filho Ilustre
O título de Filho Ilustre de Penápolis ao bispo Dom Vartan Waldir Boghossian foi proposto pelo presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gil (PT). Nascido em 27 de fevereiro de 1940,  Dom Vartan é filho de Ardachés Boghossian (João da Casa Armênia) e Olga Scudeller Boghossian.
 Obteve o bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma em 1967. Concluiu licenciatura em Pedagogia  pela  Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras de Campo Grande, em 1977. Ordenou-se Sacerdote em 22 de dezembro de 1966, em Roma. Em 12 de dezembro de 1981 foi sagrado Bispo por mãos de Sua Beatitude o Katolicós Patriarca Hamaiag Pedro XVIII, na Catedral Armênia Católica Nossa Senhora de Narek de Buenos Aires, Argentina.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade