Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/01/2015

Câmara Municipal realiza encontro para discutir dengue às 19h de hoje

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Encontro promovido hoje pela Câmara Municipal é aberto ao público para discutir a situação e providências de combate à dengue

Número de casos, cuidados e outros esclarecimentos sobre a dengue na cidade. Essa discussão será promovida às 19h de hoje pela Câmara Municipal de Penápolis, em atendimento a proposta do presidente do Legislativo, Alexandre Gil (PT). O encontro é aberto ao público.  A Câmara Municipal encaminhou ofício com convite à Secretaria Municipal de Saúde, prefeito Célio de Oliveira (PSD), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Sucen, Divisão Regional de Saúde, Promotoria de Justiça, imprensa e vereadores. “Temos vários casos de dengue em Penápolis. Precisamos do esclarecimento da real situação da doença do município , bem como informação  das providências que estão sendo tomadas. Convidamos toda população a participar”, diz  Alexandre Gil.
No dia 24 de janeiro a administração  municipal divulgou que Penápolis tinha  113 casos de dengue confirmados e mais 251 notificações.

Sintomas
A dengue é  uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus e que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de vida, resultando em sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue ou até diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos.
A dengue é transmitida por várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti. O vírus tem cinco tipos diferentes e a infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Um contágio subsequente por algum tipo diferente do vírus aumenta o risco de complicações graves no paciente. Como não há vacina disponível no mercado, a melhor forma de evitar a epidemia é a prevenção, através da redução ou destruição do habitat e da população de mosquitos transmissores e da limitação da exposição a picadas.
A dengue tem como hospedeiros vertebrados o ser humano ser humano e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. 
O tratamento da dengue é de apoio, com reidratação oral ou intravenosa para os casos leves ou moderados e fluidos intravenosos e transfusão de sangue para os casos mais graves. O número de casos da doença tem aumentado dramaticamente desde os anos 1960, com cerca de 50 a 390 milhões de pessoas infectadas todos os anos. 

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade