Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/06/2012

Câmara Municipal questiona Corpe e apresenta propostas

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Responsáveis pela Corpe participaram segunda-feira na sessão da Câmara Municipal

A criação de um auxílio financeiro do município para os integrantes da Cooperativa  do Trabalho  dos Recicladores de Lixo de Penápolis (Corpe), foi uma das principais propostas repercutidas segunda-feira na sessão da Câmara Municipal durante a discussão do acúmulo de lixo, baixa remuneração e outros problemas do serviço. As dificuldades no setor tiveram questionamento ao presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, à presidente da Corpe, Célia Maria Teixeira e  ao coordenador, Alexandre Honório da Silva. A participação deles na Câmara Municipal foi requerida pelo vereador Luiz Antonio Alves de Oliveira, o Professor Luiz (PSDB).  O tucano defendeu estudos para a destinação de recursos da administração municipal visando assegurar um incentivo na remuneração dos cooperados. Entre outros questionamentos, ele pediu informações sobre qual tem sido o trabalho social desenvolvido com os cooperados. O auxílio na remuneração, também solicitado na tribuna pelo vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr.  Rodolfo (PV),  tem impedimentos legais para ser efetivado, de acordo com o presidente do Daep. Lourival também considerou que os problemas da Corpe acontecem por uma somatória de fatores, como queda do valor do material, aproveitamento em casa de parte dos produtos recicláveis de maior valor e grande rotatividade de cooperados. Ele acrescentou que o Daep vem buscando alternativas de novos apoios, além do fornecimento do barracão, caminhão, motoristas e sacos plásticos. O coordenador da Corpe, Alexandre Honório, disse que outras cooperativas de recicladores também passam por problemas semelhantes aos de Penápolis. Segundo ele, existem dificuldades para a venda do reciclável para grandes empresas por haver necessidade de formar carga fechada.
A presidente da Corpe sugeriu o funcionamento do barracão para separação da coleta também no período noturno, o que na sua avaliação ajudaria muito a diminuir o acúmulo do lixo. O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), discursou que existem fundações e instituições nacionais que podem contribuir com aporte financeiro à Corpe. O vereador Ricardinho Castilho (PV), defendeu maior promoção da coleta óleo doméstico para aumentar a receita da cooperativa. O vereador Célio de Oliveira (PSD), destacou a importância da Corpe e abordou o prejuízo que o serviço sofre com a retirada de material dos sacos destinados à cooperativa por outras pessoas. O vereador Zeca Monteiro (PT), disse que os serviços essenciais recebem subsídio do poder público e reforçou apoio à Corpe.
O presidente da Câmara Municipal, Nardão Sacomani (DEM), sugeriu a criação de uma comissão para aprofundar a discussão de solução à Corpe. Também discursaram em apoio à Corpe, os vereadores Caíque Rossi (PSD) e Joaquim da Delegacia (PDT). Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade