Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/05/2014

Câmara Municipal de Penápolis completa 100 anos hoje

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia

A Câmara Municipal de Penápolis completa  hoje 100 anos de instituição. O Legislativo  realizará solenidade comemorativa do centenário às 20h da próxima sexta-feira, dia 16. O encontro terá a participação da Banda Municipal de Penápolis e homenagens.  Entre outras ações, a Câmara Municipal instalou um grande painel histórico no seu plenário e lança um novo site (www.camaradepenapolis.com.br), dotado de espaço especial para publicação de fotos históricas e entrevistas com vereadores, ex-vereadores e outras pessoas ligadas à Câmara Municipal. O Legislativo também planeja o lançamento de um livro do centenário, no mês de aniversário da cidade, em outubro, com produção pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal e o memorialista Adolpho Avoglio Hecht.
O presidente da Câmara Municipal, Caíque Rossi (PSD), diz que o Legislativo Penapolense possui uma história marcante e que merece ser valorizada”. “ O trabalho da Câmara Municipal reflete de forma positiva  na defesa da população. São muitas as atuações com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos penapolenses”.
Os primeiros vereadores de Penápolis – José Ignácio da Silva, Raphael Cezário , Domingos Joaquim Pereira, James Mellor, Orôncio Vaz de Arruda e  Francisco Coelho . Na época, a população elegia os vereadores, que elegiam o presidente da Câmara Municipal e vice, prefeito e vice. A primeira sede do Legislativo foi na esquina da Rua São Francisco com a Av. Rui Barbosa ( atual Bazar Barateiro).  Francisco Coelho tornou-se o primeiro presidente da Câmara Municipal. O vereador James Mellor, o primeiro prefeito.
O memorialista Adolpho Avoglio Hecht conta que Penápolis, já denominada Santa Cruz do Avanhandava e por  aproximadamente um mês, Afonso Pena (agosto/1909), esteve subordinada  político e administrativa ao município de São José do Rio Preto. Transformou-se em município  em 22 de dezembro de 1913, com a lei estadual 1.937, num trabalho de Manoel Bento da Cruz, fundador da cidade e na ocasião prefeito de Bauru. “No dia 11 de maio de 1914, Penápolis instala sua primeira Câmara com 6 vereadores e passa a reger, legislando suas próprias leis e seu destino”, diz Capitão Adolpho. 

Sessão Ordinária
A Câmara Municipal deve votar amanhã projeto de resolução apresentado pelo vereador Luís Antonio Alves de Oliveira, o Professor Luís (PSDB), de alteração na forma de pagamento de despesas  de vereadores e funcionários do Legislativo em viagens. A proposta, apoiada pelos vereadores Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB) e Ricardinho Castilho (PV), dispõe a substituição do sistema de diária por pagamento dos gastos com alimentação através da apresentação de nota fiscal. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade