Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/03/2019

Câmara levanta informações sobre violência contra a mulher

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Delegada Maria Salete Cavestré Tondatto participou da sessão da Câmara Municipal a convite do vereador Rubinho Bertolini

Numa ação dentro do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Penápolis  teve em sua sessão segunda-feira, dia 18, levantamento  sobre a violência contra a categoria. A discussão  ocorreu com a participação da delegada da Delegacia da Mulher, Maria Salete Cavestré Tondatto, convidada através de requerimento de autoria do vereador Rubinho Bertolini (SD). O Legislativo verificou que no ano de 2017 houve o registro de 99 ocorrências de lesão corporal, 172 ocorrências de ameaça e 3 de estupro, incluindo caso de marido  contra a própria esposa. Em 2018 foram 94 ocorrências de lesão corporal e 94 de ameaça. De acordo com a delegada, nos últimos anos houve mudança nas circunstâncias do surgimento da violência doméstica contra a mulher. “Antes era a partir do alcoolismo. Atualmente  a causa é pelo celular, envolvendo discussão de situações em facebook, watsapp e outros”, disse Maria Salete.
O vereador Júlio Caetano (PSD), repercutiu o respaldo e importância da lei “Maria da Penha” e questionou se a Delegacia da Mulher local conta com estrutura de pessoal suficiente para atendimento. A delegada relatou que igual em várias outras unidades da polícia civil em  no estado de São Paulo, em Penápolis faltam delegados, escrivães e investigadores. “Na Delegacia da Mulher temos uma escrivã. Vinte e sete aos atrás contávamos com duas escrivãs e o número de ocorrências era cinco vezes menor”.
O vereador Roberto Delfino (MDB), questionou os motivos da continuidade de violência contra a mulher apesar do aumento do rigor, como a criação da lei “Maria da Penha”. Maria Salete disse que o receio da prisão normalmente acontece de forma maior em casos de reincidência.  “Na hora da raiva, da discussão e  vezes até de agressão iniciada pela mulher, o homem nem sempre vai lembrar que pode ser preso em flagrante por causa da lei Maria da Penha”.
Os  vereadores Rubinho Bertolini e Adalgiso do Nascimento, o Ziza,  agradeceram  o empenho das profissionais da Delegacia de Mulher de Penápolis para o atendimento.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade