Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/10/2015

Câmara de Penápolis realizará solenidade para marcar centenário do genocídio armênio

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Bispo penapolense Dom Vartan Waldir Boghossian, receberá título de Filho de Ilustre também na solenidade do dia 23 de outubro

O genocídio armênio, período sombrio da história,  entre 1915 e 1923 totalizando cerca de um milhão e meio de armênios mortos por ordens do governo otomano, será marcado em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Penápolis, às 20h do dia 23 de outubro. O evento ocorrerá  em apoio  para o  reconhecimento mundial das atrocidades cometidas pelos “Jovens Turcos” durante a 1ª Guerra Mundial. Entre as lideranças nesse movimento de solidariedade, está o penapolense,  bispo Dom Vartan Waldir Boghossian, representante  da Igreja Armênia Católica perante a Sé Apostólica (Vaticano) para as atividades pontifícias de 2015, do Centenário do Genocídio Armênio. 

História
Os principais responsáveis pelo planejamento do genocídio foram os membros Comitê União e Progresso, partido político nacionalista que aglutinava os chamados “Jovens Turcos”. Entre os nomes mais influentes estão os dos ministros de Estado Mehmet Talaat Paxá e Ismail Enver Paxá.Turcos, armênios, curdos, gregos, judeus e outros povos conviveram por séculos no Império Otomano. No século 19, o império começava a perder seus territórios na Europa e, com o início da 1ª Guerra Mundial, o governo otomano temia perder também as terras ocupadas historicamente pelos armênios na Ásia Menor. Além disso, os armênios estavam situados na fronteira entre os impérios otomano e russo, o que interessava a ambos pela posição estratégica de guerra. Todos os anos, na semana do dia 24 de abril, manifestações públicas em memória das vítimas do genocídio são organizadas em São Paulo, com o objetivo de dar visibilidade ao acontecimento histórico, à luta do povo armênio e pedir reconhecimento aos governos de Brasil e Turquia, dentro dos marcos democráticos e pacíficos. 

Filho Ilustre
Na mesma solenidade do Genocídio Armênio, a Câmara Municipal entregará o título de Filho Ilustre de Penápolis ao bispo Dom Vartan Waldir Boghossian. A homenagem foi aprovada segunda-feira, através de projeto do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gil (PT). Nascido em 27 de fevereiro de 1940,  Dom Vartan é filho de Ardachés Boghossian (João da Casa Armênia) e Olga Scudeller Boghossian. Obteve o bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma em 1967. Concluiu licenciatura em Pedagogia  pela  Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras de Campo Grande, em 1977. Ordenou-se Sacerdote em 22 de dezembro de 1966, em Roma. Em 12 de dezembro de 1981 foi sagrado Bispo por mãos de Sua Beatitude o Katolicós Patriarca Hamaiag Pedro XVIII, na Catedral Armênia Católica Nossa Senhora de Narek de Buenos Aires, Argentina.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade