Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/08/2015

Câmara de Penápolis aprova Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Câmara aprovou normatização das responsabilidades de todos os geradores de resíduos nas áreas urbana e rural

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou anteontem por unanimidade o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, através de projeto de lei apresentado pelo prefeito Célio de Oliveira (PSD). A matéria normatiza  as responsabilidades de todos os geradores  de resíduos  nas áreas urbana e rural e melhora a destinação final adequada do segmento na cidade. Entre os resíduos sólidos estão os gerados  em construções, vidros, metais, troncos, galhos e orgânico (degradável). A administração municipal elaborou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com auxílio de consultoria especializada e participação da comunidade por meio de diversas reuniões. 
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PROS), destacou que o novo programa para o setor tem grande complexidade, incluindo penalidades para casos de infrações  e representa significativo avanço para o município. “Penápolis sai na frente mais uma vez”, considerou.
O vereador Zeca Monteiro (PT), teve aprovada emenda de sua autoria para que sucatas,  não podendo permanecer nas calçadas, vias públicas, terrenos e áreas verdes, tenham encaminhamento para os ecopontos. O petista repercutiu que a medida tem objetivo de combater focos de proliferação de doenças, prejuízos para a mobilidade urbana e negativo aspecto visual. “Como médico sanitarista, me incomoda muito ver sucatas servindo para criadouros de baratas, ratos, pernilongos”.
O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), também obteve aprovação para emenda de sua autoria,  dispondo  ampliação do prazo de 30 para 120 dias, para todos os geradores, transportadores, receptores e órgãos públicos se enquadrarem na Lei de Resíduos Sólidos,  e acréscimo de alternativa de forma eficiente de contenção de poeiras, como edificação de muros, por estabelecimentos de materiais de construção.
O vereador Luís Antonio Alves de Oliveira (PSDB), o Professor Luís, defendeu união entre o poder público e a população em prol do meio ambiente. “Executivo e Legislativo na fiscalização, e a população  nos seus atos”.
O vereador Ricardinho Castilho (PV), disse que a legislação para resíduos sólidos pode ser complementada futuramente com disposição de responsabilidades de recolhimentos como pilhas e lâmpadas inutilizadas por quem as comercializa. 
O vereador Caíque Rossi (PSD), destacou que uma das propostas do plano de resíduos sólidos é a implantação de usina de reciclagem de restos de material de construção para atendimento às estradas de terra. Ele também defendeu a ampliação de fiscalização no setor de resíduos.
O vereador Lucas Casella (PROS), afirmou que o trabalho realizado pelo Daep é motivo de orgulho à comunidade e o plano de resíduos sólidos reforça história do departamento de pioneirismo em prol do meio ambiente.
O vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), elogiou iniciativa na última gestão do Daep para evitar desperdício de água.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade