Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/05/2014

Câmara convida para solenidade do seu centenário

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Instalação da Câmara Municipal ocorreu em 11 de maio de 1914

A Câmara Municipal de Penápolis realiza solenidade às 20h de amanhã em comemoração  ao seu centenário. O encontro, aberto ao público, deve reunir vereadores, ex-vereadores e outros convidados. A Banda Municipal realizará apresentações. O evento destacará a história do Legislativo Penapolense e realizará homenagens. 
Os primeiros vereadores de Penápolis – José Ignácio da Silva, Raphael Cezário , Domingos Joaquim Pereira ,  James Mellor, Orôncio Vaz de Arruda e  Francisco Coelho. Adolf  Hecht e Joaquim Soares de Oliveira, eleitos suplentes, também exerceram a função de vereador por significativo tempo. Na época, a população elegia os vereadores, que elegiam o presidente da Câmara Municipal e vice, prefeito e vice.
A primeira sede do Legislativo foi na esquina da Rua São Francisco com a Av. Rui Barbosa (atual Bazar Barateiro). Francisco Coelho tornou-se o primeiro presidente da Câmara Municipal. O vereador James Mellor, o primeiro prefeito.
Segundo o  memorialista Adolpho Avoglio Hecht, Penápolis, já denominada Santa Cruz do Avanhandava e por  aproximadamente um mês, Afonso Pena (agosto/1909), esteve subordinada  político e administrativa ao município de São José do Rio Preto. Transformou-se em município  em 22 de dezembro de 1913, com a lei estadual 1.937, num trabalho de Manoel Bento da Cruz, fundador da cidade e na ocasião prefeito de Bauru. “No dia 11 de maio de 1914, Penápolis instala sua primeira Câmara com 6 vereadores e passa a reger, legislando suas próprias leis e seu destino”, diz Capitão Adolpho. 
Manoel Bento da Cruz, discursou  na instalação da Câmara Municipal: “Penápolis atualmente é a cidade Princesa da Noroeste pela beleza de seus verdes campos, pelo pioneirismo no povoamento dos sertões de Avanhandava, pela liderança incontestável  nas atividades políticas, pelo simbolismo religioso de seu orago espiritual”.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade