Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2008

Câmara: Calez consegue 8 mil assinaturas contra usina nuclear

Detalhes Notícia

O vereador Roberto Calez (PT), levantou aproximadamente 8 mil assinaturas nas unidades de ensino públicas e particulares da cidade num manifesto contra proposta do Conselho Nacional de Política Energética  de construção de usinas nucleares nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto.  O apoio ao repúdio teve adesão nas escolas Yone Dias de Aguiar, Adelino Peters, Dr Carlos Sampaio Filho, Luiza Nory, Ester Eunice, Joana Helena, Educandário Coração de Maria, Sesi, Oceu, Funepe e Faculdade de Saúde São Paulo, além da Associação da 3ª Idade Renascer. O abaixo-assinado foi entregue por Calez em Santos ao presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcos Monte, durante o 52º Congresso Estadual dos Municípios de São Paulo, para encaminhamento ao Ministério das Minas e Energia. “Agradeço a participação de todos no abaixo-assinado. Não podemos aceitar a possibilidade de uma usina nuclear”, diz Calez.
A Câmara Municipal de Penápolis, a pedido do seu presidente, Ivan Sammarco (PMDB), também já aprovou Moção de Repúdio contra a abertura de usina nucelar na região. Os vereadores apuraram que os municípios de Icém (Rio Grande), Araçatuba e Ibitinga (Rio Tietê), estão cotados para as unidades. “O propalado progresso que viria com a instalação de uma usina nuclear, na verdade será transformado  numa bomba-relógio prestes a explodir  e varrer  nossa região do Estado. Os royalties que os municípios irão receber por comportar uma usina  não serão suficientes  para fazer frente aos estragos de um possível acidente nuclear, nem as vidas que seriam dizimadas”, diz parte da justificativa da Moção de Repúdio. O documento lembrou o episódio na Rússia, onde quatro mil pessoas perderam a vida no desastre de Chernobyl e o caso do componente  nuclear de césio em Goiânia. A Câmara Municipal também diz que as duas usinas nucleares instaladas em Angra dos Reis são “elefantes brancos” que nunca deram resultados positivos, apesar do discurso demagogo de parte das autoridades para justificar investimentos milionários. “O reator para Angra 3 já foi comprado na Alemanha, mas encontra-se  armazenado  no porto de Hamburgo, em galpão climatizado par não enferrujar  e sem data definida para sua instalação . Os resíduos  de uma reação nuclear  polui o meio ambiente durante 150 mil anos”, acrescenta. Outra justificativa contra usina nuclear é que a região possui potencial de abastecimento de energia elétrica até 2020 com as usinas de Marimbondo   e Ilha Solteira. “Não precisamos de usina nuclear. Além dos riscos de acidentes serem de grandes proporções, temos os riscos ambientais  irreversíveis  para a fauna e flora. Nosso país tem muitos recursos hídricos  e petrolíferos, outras fontes de energia e não precisa colocar em risco a integridade  de nossa população”. Imprensa/Câmara

Foto: Vereador Roberto Calez entregou abaixo-assinado à Associação Paulista dos Municípios

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade