Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2007

Câmara: Aprovado projeto de uma árvore por nascimento de criança

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na última segunda-feira, 21, projeto de lei que determina o plantio de uma árvore por cada nascimento de criança em Penápolis. A propositura, de autoria dos vereadores Mauro Olympio e Nardão Sacomani (DEM), terá 15 dias, a partir do seu encaminhamento, para ser sancionada ou rejeitada pelo prefeito João Luís dos Santos (PT). O projeto "Uma Criança, uma Árvore", trata que a administração municipal fornecerá aos pais das crianças a muda de árvore no ato do nascimento. O plantio será feito em local escolhido pelos pais da criança, observadas as regras próprias de urbanismo da legislação ou por indicação da Secretaria Municipal de Agricultura. A discussão do projeto que vincula o nascimento das crianças com a arborização teve total apoio da Câmara Municipal.

Mauro Olympio disse durante a discussão que o projeto é uma forma de contribuição para o meio ambiente e que também representará um gesto de amor e carinho dos pais com os filhos. Ele informou que já obteve apoio da Santa Casa, do Hospital Luiz Valente, do Serviço de Assistência Social da prefeitura e de outros setores do município para a efetivação do plantio de árvores a partir do nascimento das crianças.

O vereador Nardão Sacomani disse que com uma média mensal de 30 a 40 nascimentos de crianças na cidade, o projeto terá por ano perto de 1000 novas árvores. Segundo ele, medidas como essa se tornam cada vez mais necessárias, já que avança o plantio de cana e diminuem os espaços de habitat natural dos animais. Nardão Sacomani ainda defendeu a criação de um espaço como um horto, o qual seria uma opção de plantio de árvore pelos pais das crianças que receberão as mudas.

O vereador Francisco José Mendes (PSDB), o Tiquinho, destacou emenda que ele apresentou, diminuindo o prazo da entrega das mudas pela prefeitura aos pais, de até 90 dias do nascimento, para imediato. "A entrega fora do hospital fica mais difícil".

O vereador Roberto Calez (PT), alertou o acentuado desmatamento que o mundo enfrenta e citou que em Penápolis existem diversos casos de queimadas de matas para o plantio da cana-de-açúcar. O petista citou que no final de semana houve a destruição com fogo de área de preservação na região do Colégio Agrícola. "Temos que estar atentos com a arborização na zona urbana e também com as matas na zona rural".

O vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), também reforçou preocupação com a falta de preservação do meio ambiente. "A ganância do homem traz prejuízos enormes para a natureza. Passam o trator, queimam, acabam com as matas".

O vereador Adalgiso do Nascimento, o Ziza (PMDB), considerou que o projeto de uma árvore por criança vem ganhando projeção no Brasil. "Torcemos para que ele alcance todo o país". Ziza também disse que entre as opções para plantio das árvores em Penápolis pelos pais contemplados com as mudas estão o Parque Maria Chica, a Marginal Santa Leonor e o bairro Sílvia Covas. O peemedebista ainda reforçou defesa por conscientização pela preservação das matas.

O vereador Cláudio Tiradentes (PL), discursou que o projeto de uma árvore por nascimento de criança terá sucesso. "É algo que emociona. A ligação do crescimento de uma árvore com uma criança é algo que toca o coração da gente". Tiradentes ainda cobrou que a Polícia Ambiental intensifique a fiscalização pela preservação das matas na zona rural.

O vereador Jorge Amorim (PV), destacou que o projeto "Uma Criança, uma Árvore", representa um benefício além do meio ambiente. "Trata-se de projeto que traz uma beleza muito grande. Outro dia mostrei para meu filho a casa onde ele nasceu em Diadema. Se eu tivesse plantado uma árvore, hoje poderia mostrá-la com muita satisfação para ele, o que seria uma bela lembrança viva". Amorim acrescentou que os pais que plantarem as árvores também terão a mesma lembrança viva quando os filhos estiverem longe ou mesmo em situação de morte.

O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão da Educação, pediu que os pais cuidem das mudas de árvores com atenção como se fossem os próprios filhos. Imprensa/Câmara
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade