Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/02/2016

Câmara aprova projeto para realizar sessões itinerantes

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Vereador José Santino, autor do projeto para sessões itinerantes

A Câmara Municipal de Penápolis poderá realizar sessões nos bairros e em outros locais da cidade. A abertura para a promoção foi aprovada anteontem pelo Legislativo através de projeto de autoria do vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT). As sessões itinerantes têm objetivo de aproximar a Câmara Municipal e a comunidade. A realização desses eventos deverão ocorrer a critério da mesa diretora e com a maioria dos votos dos vereadores. Em ano de eleições, como de 2016, ocorrerá  impedimento das sessões itinerantes.
O projeto foi enaltecido por vários vereadores. “É muito importante a Câmara Municipal ir até o povo. Mesmo se as sessões itinerantes tiveram pouca participação de público, já vai valer a aproximação”.
O vereador Fábio Pereira da Silva, o Fabinho (PSDB), repercutiu que as sessões itinerantes facilitarão a participação da população. “Tem gente que possui dificuldade de se locomover até o prédio da Câmara Municipal. Se  Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé”, afirmou o tucano.
O vereador Nardão Sacomani (DEM), falou que além da Câmara Municipal, a própria comunidade poderá ajudar na definição de locais para as sessões itinerantes. O democrata também considerou que as dificuldades de estruturação técnica para os encontros fora do plenário do Legislativo poderão ser superadas até o próximo ano, quando haverá permissão desses eventos.
O vereador Caíque Rossi (PSD), opinou que é necessário aproximar a Câmara Municipal e a comunidade. “Isso desmitifica idéias negativas que a sociedade tem”.
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PROS), discursou que as sessões itinerantes também contribuirão para mostrar que existem vários políticos interessados em trabalhar pelo bem do povo, diferente de parte deles cuja má conduta afeta a imagem de praticamente todos da categoria.
O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), manifestou dúvidas sobre a efetivação e eficácia do projeto. Apontamentos semelhantes também foram feitos pelo vereador Lucas Casella (PROS).
O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gil (PT), disse que os benefícios das sessões itinerantes serão maiores que as dificuldades para a sua efetivação.
Ao final, Zezinho Leiteiro refutou ceticismo ao projeto. “Como vai saber que não vai dar certo se não fez. A Câmara tem orçamento e precisa avançar”.
As sessões legislativas contarão com duas fases: pequeno expediente (fala dos vereadores) e tribuna popular local (munícipes). No primeiro, o parlamentar terá tempo de até 5 minutos. Já a população poderá manifestar-se, seguindo ordem cronológica de inscrição, por até 2 minutos, para tratar de assuntos de interesse local e apresentação de propostas em benefício à cidade.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade