Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/12/2016

Câmara aprova obrigatoriedade de teste de diabetes em crianças

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Vereador Jonas do Povo, autor do projeto para diagnóstico precoce da diabetes em Penápolis, ao lado da vereadora Osterlaine, idealizadora da iniciativa em Birigui

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou  segunda-feira  projeto de lei apresentado pelo vereador Jonas Chamareli, o Jonas do Povo (PSD), com criação de obrigatoriedade de teste da diabetes em crianças com idade entre 0 a 6 anos, 11 meses e 29 dias, em unidades de saúde e de ensino do município. A iniciativa determina  o atendimento através da aplicação de teste glicemia capilar no Pronto Socorro Municipal, unidades básicas de saúde e unidades de ensino da administração municipal. A proposta foi embasada por Jonas do Povo em lei municipal de Birigui, de autoria da vereadora Osterlaine Henrique Alves. A parlamentar participou da sessão da Câmara Municipal de Penápolis para explanações sobre a criação do projeto. Segundo ela, existe expectativa de que a mesma lei seja aplicada em nível estadual e tem grande importância para ajudar a salvar vidas. O vereador e médico Zeca Monteiro (PT), enalteceu a medida.
Jonas do Povo afirmou que existe grande número de casos de pessoas com diabetes e o quanto antes houver o diagnóstico da doença, maiores as chances de eficiência no tratamento. “Conheço caso de criança que com 3 anos e meio de vida ocorreu a descoberta da diabetes. O diagnóstico nas escolas poderá ajudar também no preparo de cardápio especial  na alimentação servida pela administração municipal “.
Na discussão do projeto, o vereador Francisco José Mendes, o  “Tiquinho” (PSDB), pediu esclarecimentos sobre o número de vezes que o teste seria aplicado e manifestou apoio para a matéria. “A diabetes é uma doença que merece toda atenção. Sem cuidados, os riscos aumentam”.
O vereador Nardão Sacomani (DEM), disse que o projeto apresentado por Jonas Chamareli complementa outras leis municipais direcionadas à cuidados na saúde. “Ações em prol da educação e saúde sempre proporcionam resultados positivos”.
O projeto aprovado pela Câmara Municipal também dispõe que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá parcerias para a realização de campanhas na cidade com o objetivo  de esclarecer a importância e necessidade do teste de glicemia capilar nas crianças, como forma de diagnosticar a diabetes e de evitar  a ocorrência de óbitos por ausência  de atendimento adequado ao paciente”.
Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
No Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6.9% da população. Em muitos casos o diagnóstico demora, o que favorece o aparecimento de complicações.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade