Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/09/2014

Câmara aprova Dia Municipal dos Ex-Combatentes da FEB

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Vereadores, familiares de ex-combatentes, atiradores do TG e o sub-tenente Soares

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade anteontem a instituição do Dia Municipal dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A comemoração, em 08 de maio, deverá integrar o calendário oficial do município. O projeto tem autoria do presidente da Câmara Municipal, Caíque Rossi. “Os ex-combatentes são muito importantes para a  nossa história e jamais poderão ser esquecidos. Lutaram bravamente por um ideal, por uma mudança social, pela paz mundial, num cenário de muitas adversidades,  riscos e horrores de uma guerra. Um país não pode pensar o futuro sem rememorar a sua história”, considerou Caíque Rossi.
O Brasil entrou na 2ª Guerra Mundial com o envio de mais de 25 mil combatentes à Europa, entre eles 9 de Penápolis e região: Álvaro Cardoso de Vasconcelos, Armando Severin, Diogo Garcia Martins (faleceu em combate), Evilásio Paiva Santos, Iliazar Cândido Salgueiro, José Bento Pereira, Luiz Paulino da Silva, Martin Garcia Peres e Tarquínio Beraldo.
O projeto do Dia Municipal dos Ex-Combatentes, os “Pracinhas”, teve grande repercussão na Câmara Municipal. A discussão da matéria foi acompanhada por dezenas de atiradores do TG 02-027 e por familiares dos homenageados. O vereador Alexandre Gil enalteceu que a iniciativa representa um resgate de cidadania e que o registro da memória reflete de forma positiva à sociedade. 
O vereador Jonas do Povo defendeu a criação do “Espaço dos Pracinhas”, numa ação semelhante a que ele ajudou a viabilizar com o “Espaço da Bíblia”, na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho.
A importância do registro da memória e reconhecimento aos “Pracinhas” contou com discursos dos vereadores Lucas Casella, Fábio Pereira, o Fabinho, Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo, Ricardinho Castilho, Zeca Monteiro, José Santino, o Zezinho Leiteiro e Nardão Sacomani.
A Câmara Municipal promoveu solenidade em 27 de abril de 2005 em comemoração aos 60 anos da Força Expedicionária Brasília (FEB). A filmagem do evento será disponibilizada em breve na internet.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade