Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/12/2015

Câmara ajuda a promover cadastramento biométrico

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel Pereira, participou da sessão da Câmara Municipal para falar sobre cadastramento biométrico

A Câmara Municipal de Penápolis recebeu segunda-feira em sua sessão ordinária, como convidado especial, o chefe do cartório eleitoral, Samuel Pereira. A participação dele, requerida pelo vereador Caíque Rossi (PSD), ocorreu para explanações sobre a  implantação de identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada. O cadastramento biométrico, como é chamado esse processo, só pode ter o agendamento feito  pelos eleitores através do site www.tre-sp.jus.br, para o atendimento no cartório eleitoral. No caso de quem não possui forma de acesso ao serviço, Samuel indica a Biblioteca Municipal Fausto Ribeiro de Barros, dotada de computadores e internet e apoio da unidade. O município tem 48.755 eleitores. Segundo o chefe do cartório eleitoral, para as próximas eleições em 2016 ainda não será possível totalizar o cadastramento biométrico local.  No entanto, a previsão é de que quem  estiver recadastrado, já poderá utilizar a identificação por digital. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.
Sobre a informação de que as próximas eleições municipais seriam no antigo sistema de cédula de papel, no lugar da urna eletrônica, por motivo de bloqueio de recursos da Justiça Eleitoral, Samuel afirmou que ainda é muito cedo para discutir se o fato se efetivará. Ele também enalteceu a importância do voto, direito que grande quantidade de eleitores não fez uso nas últimas eleições. “Quanto mais pessoas não votarem, melhor para os candidatos mal intencionados, porque menos votos eles precisam para serem eleitos”, disse o chefe do cartório eleitoral.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade