Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/06/2017

Célio determina estudos para manter patos sob controle no Santa Leonor

Patos soltos na área do parque Santa Leonor, em Penápolis, poderão retornar ao local após controle sanitário. Uma das propostas para atender ao pedido da comunidade pela manutenção das aves é mantê-las sob controle e em espaço cercado, inclusive para evitar possíveis acidentes de trânsito, conforme apontamento entre as causas para a retirada dos patos do parque. 
Esta é a decisão do prefeito Célio de Oliveira anunciada na manhã desta sexta-feira (02), após se reunir com integrantes da sua equipe de governo. Célio disse que era preciso dar uma resposta a sociedade frente à polêmica estabelecida após a administração notificar o proprietário das aves, em atendimento ao requerimento formulado via Câmara de Vereadores. 
Foi apurado pelos responsáveis dos setores de Saúde e Fiscalização do município, que há uma grande quantidade de patos, mas que estes animais não são as causas dos transtornos aos moradores. O problema enfrentado pela comunidade local são os pombos atraídos pela alimentação oferecida aos patos.
Hoje o espaço conta com mais de 60 aves, entre gansos, patos, galos e galinhas. Constantemente eles atravessam as ruas e oferecem riscos de acidentes de trânsito. O agravante é o aumento no número de pombos, que podem transmitir diversas doenças ao ser humano. Entre as principais estão Criptococose, Histoplasmose, Salmonelose, Ornitose, Toxoplasmose, Dermatites, Alergias, Psitacose e Tuberculose avícola.
“Vamos fazer cumprir a legislação, notadamente o Código de Posturas e leis sanitárias. Mas é possível, a exemplo do que ocorreu com em invasão de capivaras da Represa Municipal de São José do Rio Preto, manter os patos no Santa Leonor com a instalação de grades. O município vai arcar com esta implantação e com os cuidados e controle. Já recebemos manifestações de inúmeras pessoas que se comprometem em ser voluntários nos cuidados com os patos naquele local”, falou Célio.
O prefeito afirmou que fica mantida a notificação contra o proprietário das aves, que reside nas imediações do parque, para a retirada em 10 dias. “Em contato com a Prefeitura e órgãos de imprensa, a família disse que vai cumprir a determinação e retirar os patos”, explicou. Inicialmente foram 20 patos adquiridos no estado do Paraná, criados soltos pelo bairro e parque. 
De acordo com Célio, neste período da notificação serão feitas ações governamentais de limpeza e controle sanitário no parque, principalmente para eliminar os pombos. “Depois, estando o espaço livre de eventuais infestações, a Prefeitura promoverá a instalação das grades em determinado trecho, onde em número limitado as aves possam ter a atenção da população, sem quaisquer riscos”.
A cerca, de acordo com especialistas também contribui para o controle populacional das aves. Outro fator positivo é evitar danos morais e materiais contra a prefeitura em caso de envolvimento de pessoas em acidentes de trânsito causados pelas aves soltas pelas ruas ao entorno do parque.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade