Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/04/2012

Cães e Gatos: Campanha de vacinação contra raiva começa sábado

Neste sábado, 14, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis dará início à campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva na zona urbana. Após estar suspensa por dois anos, a vacinação será realizada novamente seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde. Neste ano de 2012 a campanha será por sistema de postos fixos, portanto os donos de animais deverão levá-los para imunização.

Em 2009 a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis suspendeu a campanha de vacinação cumprindo recomendação do governo estadual, que pediu a todos os municípios paulistas que interrompessem as vacinações. Na época, a decisão foi tomada devido ao número de reações adversas notificadas nos animais, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias.

"Diante disso, houve a paralisação da campanha por dois anos. Porém agora ela será retomada com toda segurança, tendo em vista que as vacinas adquiridas pelo Governo são de outro laboratório e totalmente seguras, de acordo com testes realizados", falou a veterinária. "Nossa meta de vacinação é de 10.700 animais, entre cães e gatos", disse.

 

Estratégia

Para maior eficiência e agilidade na campanha a cidade foi dividida em vários setores e a vacinação acontecerá aos sábados, sendo uma área atendida a cada final de semana. Neste primeiro sábado de campanha funcionarão 14 postos de vacinação atendendo a uma região de aproximadamente 22 bairros.

A médica veterinária da Vigilância, Larissa Paula Lundstedt, orientou a comunidade a tomar alguns cuidados essenciais que ajudarão no processo de imunização da população animal. "É muito importante que os proprietários levem seus animais aos postos contidos na coleira, para evitar que eles fiquem soltos e fujam do local. Essa medida também é importante para que sejam evitadas possíveis brigas entre os próprios cães, que podem se estranhar, e também com os gatos", recomendou.

A veterinária lembrou ainda que no caso dos gatos, a melhor forma de mantê-los contidos durante a vacinação é em caixas próprias para estes animais ou em sacos de cebola, que além de evitarem a fuga possibilitam que a respiração ocorra normalmente, sem sufocamento.

Ela informou que todos os cães e gatos maiores de três meses devem ser vacinados, independentemente de já terem sido vacinados em anos anteriores. "Isso é essencial, tendo em vista que nos últimos meses tivemos aparecimento de morcegos contaminados com o vírus da raiva".

Outra informação da veterinária é que todos os animais podem ser vacinados, independente de estarem prenhes ou no período do cio. "Além disso os donos não podem esquecer da carteira de vacinação do animal. Secom – PMP

 

Confira no jornal impresso qual a região atingida e quais os postos de vacinação funcionarão neste sábado, dia 14 de abril. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade